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10 dicas para sua apresentação de negócios

Posted: 27 de maio de 2014 às 9:10 am   /   by   /   comments (0)

Reinaldo Polito*

No livro Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso, eu dou algumas dicas bastante válidas, sobretudo, para quem precisa melhorar nesse quesito. Hoje resolvi trazê-las para você, que com certeza não quer ter uma história como a minha se repetindo em sua realidade.

1. Coloque um título: Use em cada tela (ou slide) um título claro que permita ao ouvinte identificar rapidamente o que irá observar. A aplicação do título na parte superior é mais comum e deve conter poucas palavras;

2. Faça legendas: Elas são fundamentais quando se tem tabelas e gráficos. Para facilitar a leitura arredonde os números nas legendas, ao invés de colocar valores “quebrados”;

3. Escreva com letras legíveis: Todas as pessoas da sala devem ser capazes de ler o que estiver escrito em sua tela. Para que isso seja possível, use fontes em proporções generosas;

4. Limite a quantidade de tamanho das letras: Use, no máximo, 3 tamanhos diferentes de letras para que as telas sejam lidas com mais facilidade;

5. Componha frases curtas: Seja objetivo. Cada frase deve representar em essência uma ideia completa. Para isso use, em geral, de 6 ou 7 palavras;

6. Use poucas linhas: Se o slide for elaborado no sentido horizontal, procure usar 6 ou 7 linhas. Já se for no sentido vertical, podem ser utilizadas 8 ou 9 linhas.

7. Use cores: Aplique cores contrastantes para destacar bem as informações. Mas não exagere: estabeleça um limite de 3 a 4 cores por apresentação;

8. Apresente uma ideia por vez: Acompanhando o título, definia uma ideia central e restrinja-se a ela no slide;

9. Limite o uso de ilustrações: Imagens e figuras são importantes para deixar a apresentação mais clara e interessante. Porém, vá com calma. Use, de preferência, apenas uma ilustração por slide;

10. Retire tudo o que prejudicar a compreensão da mensagem: Números, legendas, comentários e outros detalhes, revise-os e tire o que for possível. A ideia é que a mensagem seja objetiva e fácil de ser compreendida.

Bom espero mesmo tê-lo ajudado. Acho sempre válidos alguns toques, ainda que simples, pra gente melhorar como empreendedor e pessoa.

*Reinaldo Polito – www.reinaldopolito.com.br – é mestre em Ciências da Comunicação, palestrante, professor de Expressão Verbal e autor de 21 livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares.