Newsletter subscribe



Artigos

10 formas de você acompanhar a velocidade das mudanças

Posted: 14 de março de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Ana Paula Puga*

Você já deve ter ouvido diversas e diversas vezes que o mundo vem passando por muitas mudanças nesses últimos tempos, e mais, que essas mudanças estão acontecendo numa velocidade cada vez maior.

A tecnologia muda, a necessidade de seus clientes muda, o governo muda, o diferencial de seus concorrentes muda, a temperatura muda, a qualidade de seus fornecedores muda, o mercado financeiro muda, o humor de seu diretor muda, o relacionamento entre os membros de sua equipe muda, até o eixo da Terra – sim – o eixo da Terra mudou!

E frente a isso você já deve ter se perguntado: “Como é que eu faço para acompanhar todas essas mudanças, se é que é possível?”.

Então, eu me arrisco em dizer para você: para acompanhar as mudanças primeiro mude você!

Quero propor que reflita sobre 10 proposta que eu farei a você – que tal fazer trocas! Quer ver:

1. Troque o: “Eu não sei” por “Eu posso aprender”.

2. Troque o: “Eu não consigo” por “Eu vou tentar”.

3. Troque o: “Não vai dar certo” por “Vamos arriscar”.

4. Troque o: “Ninguém me comunicou” por “Vou procurar saber”.

5. Troque o: “Mas ninguém me convocou” por “Alguém precisa da minha ajuda?”.

6. Troque o: “Mas eu sou um só” por “Preciso de ajuda”.

7. Troque o: “Você sabe que aqui sempre foi assim” por “Acho que podemos sim melhorar”.

8. Troque o: “Odeio segunda-feira” por “Obrigado, hoje é segunda-feira”.

9. Troque o: “Meu chefe não me reconhece” por “Chefe, o que tem achado do meu trabalho?”.

10. Troque o: “Estou cansado disso tudo” por “Sei que podemos transformar isso tudo”.

A receita para essa mudança em seu comportamento, para começar a fazer essas trocas em suas atitudes, é bem simples: uma medida de iniciativa e uma de planejamento, uma pitada de proatividade, um punhado de humildade, uma dose de empatia. Regue sempre, se possível diariamente, com uma mistura de motivação e entusiasmo. Mantenha tudo isso sempre aquecido!

Muitas vezes não sabemos por onde e como começarmos! Muitas vezes sabemos que devemos ser diferentes, mas não conseguimos!

Quer uma boa notícia? Não é só você não! Muitas e muitas pessoas, muitos e muitos profissionais não conseguem mudar – pelo menos não sozinhos!

Nessa hora vale pedir ajuda de um especialista, estudar mais sobre o assunto, trocar ideias com outros profissionais de sucesso, buscar autoconhecimento, enfim… O que não pode é deixar de fazer com a desculpa de não saber!

E isso se aplica a tudo isso de que estamos falando: a mudança de hábitos e comportamentos.

Comece hoje, aos poucos, devagar! Mudanças sempre vão existir, a diferença está em você procurar sempre se preparar para poder acompanhar!

*Ana Paula Puga é Psicóloga e Escritora, Autora de “Criando Filhos Liderando Equipes” e Idealizadora e Diretora da Actus Solutions. Este artigo foi publicado anteriormente no site Aroma Alimentação.