Newsletter subscribe



Artigos

10 recursos gratuitos para aprender a operar na bolsa

Posted: 24 de julho de 2018 às 4:49 pm   /   by   /   comments (0)

É recomendável que os novos investidores ou traders comecem aprendendo sobre os conceitos básicos do mercado financeiro, tendo acesso a fontes múltiplas de educação de qualidade. Aprender a fazer trading é muito semelhante a aprender a andar de bicicleta, pois é por meio de tentativas e erros, além de muita insistência e determinação.

A grande vantagem do trading ou da comercialização de ações é a de ser uma atividade financeira que pode ser realizada durante toda a vida. Ao operar durante anos, o investidor adquire mais experiência, o que o permite desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades.

Mesmo com o passar do tempo, o trading mantém seus padrões e suas regras operativas, como nas estratégias utilizadas há 20 anos, podendo ter a certeza de que ainda se utilizam hoje em dia. Por isso, podemos afirmar que “O negócio dos investimentos financeiros sempre estará vigente”.

Para os novos investidores que querem dar seus primeiros passos no mundo financeiro, aqui estão 10 excelentes recursos gratuitos para começar a operar na bolsa.

Respondendo à pergunta de todo investidor novato: “Como começo?”, aqui mostramos como:

1. Abrir uma conta com um corredor de bolsa ou broker

É muito importante encontrar um bom corretor de bolsa ou broker online e abrir uma conta para ir conhecendo e testando a plataforma, aproveitando as ferramentas de negociação gratuitas e o material financeiro que é oferecido aos clientes. Existem brokers que proporcionam o acesso a contas demo, um deles é avatrade com este corretor é possível dar os primeiros passos para aprender como operar na bolsa e realizar operações virtuais, o que é benéfico para o investidor, porque é possível comercializar com dinheiro fictício.

2. Ler livros

Os livros proporcionam uma grande quantidade de informação e são econômicos em comparação com o custo de aulas, seminários e DVDs educativos que estão à venda na web. Recomendamos a leitura de El entrenador del Trading, de Brett N. Steenbarger, Análise técnica dos mercados financeiros, de J.J. Murphy, O monge que vendeu sua Ferrari, de Robert Kiyosaki y Trading diario en el mercado de divisas, de Kathy Lien.

3. Ler artigos

Os artigos são um recurso fantástico para a educação. A seguir, recomendamos alguns sites onde é possível encontrar informação que ajudará na orientação dos investimentos: Bloomberg, Valor Econômico, Infomoney, Exame e, obviamente, a pesquisa no Google.

4. Encontrar um mentor

Um mentor pode ser um membro da família, um amigo, um professor, um colega de trabalho ou qualquer pessoa que tenha experiência e conhecimento fundamental do mercado de valores. Um bom mentor tem características chave que podem te ajudar a alcançar suas metas, por exemplo, esse profissional deve estar disposto a responder perguntas, oferecer ajuda, recomendar recursos úteis e ensinar a manter uma atitude positiva, orientando o trader quando o mercado estiver difícil. Todos os investidores de sucesso do passado e presente tiveram mentores durante seus primeiros dias de operações.

5. Estudar sobre os melhores

Aprender sobre os melhores investidores dos últimos anos proporcionará perspectiva e inspiração no negócio do -Mercado de Valores-. Entre os grandes estão Warren Buffett, Market Wizards, Jesse Livermore, Jack Schwager, entre outros.

6. Ler e acompanhar o mercado

Os sites de notícias como Yahoo Finanças e Google Finance são um grande recurso para os novos investidores. Se o desejo é ter uma cobertura maior, há o Wall Street Journal ou planetaforex em espanhol e o Bloomberg Latam. O monitoramento dos mercados deve ser realizado todos os dias, assim como ler as histórias principais, é como os investidores podem observar as tendências, a análise de terceiros, sem mencionar os conceitos econômicos e os negócios em geral. Extrair ideias e observar dados fundamentais também são outra fonte boa de aprendizagem.

A televisão é outra forma de monitorar o mercado bursátil, pode-se começar com 15 minutos por dia, o que ampliará a base de conhecimento do investidor.

7. Considerar gestão de pagamento

Pagar pela investigação e análise pode ser educativo e útil. Alguns investidores podem considerar que, ao observar os profissionais do mercado, é mais benéfico que tratar de aplicar, eles mesmos, lições aprendidas recentemente. Há uma grande quantidade de sites de gestão de pagamento disponíveis na web, o segredo está em encontrar os adequados para cada investidor.

8. Ir a seminários e aulas

Os seminários podem proporcionar informação valiosa sobre o mercado geral e os tipos específicos de investimento. A maioria dos seminários foca em aspecto específico do mercado e em como o palestrante obteve sucesso, utilizando suas próprias estratégias durante os anos. Alguns seminários se oferecem de forma gratuita, o que pode ser uma experiência benéfica, só lembrando de ter em conta o argumento de venda, quase sempre virá ao final.

9. Comprar a primeira ação ou praticar trading por meio de um simulador

Se ao princípio não é possível comercializar com capital real, deve-se considerar utilizar um simulador de ações para a operação virtual. Existe uma grande variedade de corredores online ou brokers que oferecem contas demo para praticar.

A melhor maneira de começar é simplesmente fazer a primeira operação. Não se deve ter medo de realizar ações pequenas, já que servirão para a prática do trading.

10. Índice passivo e seguir Warren Buffett

O oráculo de Omaha é como é conhecido Warren Buffett, considerado o melhor investidor da história. Seus resultados nos investimentos o posicionaram, segundo a revista Forbes, no top 10 das pessoas mais ricas do mundo.

Buffett sabe aproveitar as vantagens da gestão passiva e recomenda à maioria dos investidores que optem pelos fundos indexados ou pelo índice passivo no lugar de tratar de vencer o mercado por si mesmos.