Newsletter subscribe



Artigos

2015: hora de recomeçar

Posted: 5 de janeiro de 2015 às 7:17 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Nesta segunda-feira muita gente já está de volta ao trabalho, após o período de recesso de final de ano.

É possível que muitos passarão uma boa parte do dia de hoje recordando e falando sobre as festas, encontro com pessoas queridas, viagens, aventuras e na sua mente e no coração ainda estão bem acesos todos os desejos e votos recebidos dos amigos e pessoas mais próximas para o ano novo e os planos que cada um imaginou para a sua vida profissional. Coisas boas devem mesmo ficar em nossas mentes.

Agora, falar em planos e metas pode soar até repetitivo, uma vez que você deve ter lido muita coisa a respeito em matérias publicadas pela mídia. Até por conta disso quem não pensou em uma dieta, um novo emprego, um curso de aperfeiçoamento ou em uma viagem especial? Creio que você deve ter em mente ou até mesmo feito uma lista deles.

O momento então é de partir para a prática, dar os primeiros passos rumo às suas metas. É preciso estar com muita energia para enfrentar os obstáculos desse ano que, segundo os especialistas nas mais diversas áreas, deverá ser levado com bastante cautela.

Claro que tudo ficará melhor se você estiver com bastante disposição e otimista sobre o novo ano. Nesse caso, é manter e irradiar esse espírito para todos aqueles que estão te rodeando durante muito tempo. A boa energia irá “contaminar” as pessoas com as quais você se relaciona e poderá trazer até mesmo retornos em transações comerciais.

Já, há aqueles que não estão se sentindo igualmente tão dispostos; esses devem procurar formas de driblar os obstáculos, a começar pela preguiça e indisposição que costumam afetar muitos especialmente por ser hoje uma segunda-feira.

Infelizmente, é bom lembrar, viveremos ainda alguns dias de espera. Muitos não conseguirão resolver ou solucionar problemas nos próximos dias, especialmente se dependerem de uma informação/decisão de alguém em outra empresa, pois é possível que essa pessoa ainda esteja ainda em recesso ou até mesmo em férias.

É importante retomar a rotina de trabalho o mais rapidamente possível. Organize suas tarefas, verifique se algo ficou sem solução no ano passado, faça os contatos possíveis, dê os passos necessários para direcionar a sua vida profissional. Tudo dentro do possível.

* Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Sua trajetória profissional inclui experiências que vão de trainee de consultoria a executivo de alto nível em empresas nacionais e multinacionais.