Newsletter subscribe



Artigos

3 dicas de como recusar uma proposta de emprego educadamente

Posted: 18 de junho de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

José Roberto Marques*

Chegou o momento de anotar mentalmente todas as recomendações para não fechar as suas portas no mercado. Acompanhe:

Seja direto: ao receber uma proposta que você não quer não fique demorando em dar a sua resposta, deixando a empresa esperando ao Deus dará. Se você decidiu não aceitar a proposição naquele momento, mostre seu profissionalismo e comunique sua decisão o quanto antes à empresa, para que ela possa dar segmento ao processo de contratação e chamar outro profissional.

Seja educado e agradeça sempre: nunca deixe de usar a educação para recusar uma oferta de trabalho. Demonstre que avaliou com carinho, atenção e cuidado a proposta e que não foi uma decisão fácil. Mas, neste momento, avaliando todos os prós e contras, você acredita que o melhor é permanecer onde está ou mesmo continuar a buscar outro emprego. Agradeça a oportunidade, mostre que ficou lisonjeado por ter sido pretendido à vaga e deseje boa sorte à empresa em sua contratação.

Indique um colega de profissão: quem sabe esse é o momento para recomendar aquele profissional que você confia para a vaga. Se ele estiver procurando e o escopo da vaga se encaixar, aproveite e ajude um colega.

Uma dica cinematográfica para refletir sobre o tema

Para ilustrar a importância de se balancear o cargo e salário com os outros âmbitos da vida, aqui vai a dica do filme “Um Homem de Família”. No filme, o personagem principal, chamado Jack, que é um homem que tem um alto cargo em uma empresa de sucesso. Por conta do seu trabalho, ele ganha muito, o que o faz ter uma vida cheia de luxos.

Porém, um dia ele acorda como se vivesse outra vida com uma antiga namorada, filhos e com um estilo bem menos luxuoso. Esse tempo faz com que ele repense a importância de cargos, altos salários e família. A reflexão sobre o que vale mais a pena ocupa muito tempo dos pensamentos dele. Não vou contar o final, pois você deve ver o filme, acompanhar a evolução do personagem e tirar as suas próprias conclusões.

Deixe a porta aberta

Ninguém sabe o que o futuro nos reserva, portanto, ao recusar uma proposta de emprego, procure deixar uma porta aberta. Além de ser educado e mostrar gratidão, deixe claro que você tem empatia pela empresa, e que nada impede de que, no futuro, você e a organização possam trabalhar juntos. Esse tipo de discurso sincero ajuda a formar parcerias e construir grandes resultados.

Aproveite estas dicas que você leu por aqui e, sempre que surgirem oportunidades de emprego que você não deseja aceitar no momento, use-as para deixar uma boa impressão e demonstrar profissionalismo.

Boa sorte e até o próximo artigo!

*José Roberto Marques –www.jrmcoaching.com.br/sobre/#colunista – é Master Coach Sênior e Trainer, Presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Autor de diversos livros.