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3 passos para ser promovido em 2017

Posted: 20 de setembro de 2017 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Dalila Ribeiro*

Crescer na carreira é o que muitos profissionais desejam, assumir um cargo hierarquicamente mais bem posicionado e consequentemente com uma remuneração melhor. Parece simples, chegar na empresa dentro do horário, não ser um funcionário faltante, fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, entregar os resultados pelos quais está sendo cobrado e assim, garantir o seu lugar de destaque na hora que surgir aquela vaga para uma promoção.

Esse é o método utilizado pela maioria, mas infelizmente está cheio de armadilhas. Se você quer mesmo crescer na carreira e crescer rápido, você não pode dar apenas os resultados pelos quais está sendo cobrado, você precisa de mais.

A primeira grande armadilha é: Se você quer estar um cargo acima, não é os resultados pertinentes ao seu cargo que vão demonstrar a sua capacidade para subir. Você precisa provar que está preparado para fazer mais, para fazer diferente, para de fato assumir uma nova responsabilidade. Por exemplo, você não será promovido a analista apenas por provar ser um ótimo assistente, você precisa demonstrar que tem habilidades de um analista, tem que demonstrar que sabe exatamente o que um analista precisa fazer além do que você já faz como assistente, correr atrás para aprender o que você ainda não sabe e ter abertura para pedir e aceitar que outras pessoas te ensinem como se faz.

Segundo: Identifique as falhas no processo e comece por aí: as maiores oportunidades residem nas falhas. Para fazer com que as pessoas enxerguem que você é capaz de fazer um bom trabalho no cargo onde você deseja chegar, nada melhor do que identificar falhas atuais ligadas a essa função e começar a criar soluções. Enquanto você estiver preso à velha frase: “não vou fazer porque não é minha responsabilidade” então você estará sempre preso ao lugar atual. Se você acha que só deve fazer exatamente o que te pagam para fazer é porquê nunca compreendeu o motivo de ter ganhado uma amostra grátis daquele perfume que você acabou comprando depois.

Terceiro: Não atue pensando na crise, atue sempre pensando em sair da crise. Muitos profissionais são intimidados pela crise e abandonam grandes projetos simplesmente porque acham que não é o momento. Errado! Tire a sua grande ideia da gaveta e descubra como usá-la para fazer a empresa ganhar mais e gastar menos, enquanto você usar a crise para se encolher ela afetará também a sua carreira, use-a a seu favor, lembre-se que as maiores oportunidades estão nas falhas, em tempos de crise as ideias que mais se destacam são aquelas que mostram potencial para corrigir pequenas e grandes falhas em processos reduzindo gastos e maximizando lucros. Muitas vezes o simples fato de arranjar um jeito de economizar papel no escritório pode demonstrar que você está antenado para as oportunidades, dependendo o seu cargo atual, você pode economizar milhares e até milhões para a empresa.

Como por exemplo uma empresa americana de entregas que proibiu seus motoristas de virar à esquerda e com isso economiza milhões de litros de combustível por ano, simplesmente porque a rota escolhida nunca é a mais curta e sim a mais conveniente.

Essas são três dicas básicas sobre o que você deve fazer para ser promovido em pleno ano de crise, e em qualquer outro ano da sua vida, essas dicas são clássicas e por mais óbvias que possam parecer, ainda tem muitos profissionais perdidos na hora de buscar por crescimento. Muitos ainda acham que tempo de empresa significa ser promovido, outros estão provando ser os melhores no que fazem e não conseguem demonstrar que podem ser os melhores também no cargo que desejam alcançar.

Lembre-se, o que te trouxe até aqui, não é o que te levará para o próximo nível!

*Dalila Ribeiro publicou este artigo no portal Administradores.com