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5 avisos de que você está, ou não, pronto para uma promoção

Posted: 15 de agosto de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Camila Martins*

São muitos os pontos que um gestor avalia na hora de promover um colaborador. Em algumas empresas, eles têm critérios próprios; em outras, existem critérios pré-definidos que devem ser atendidos para que a promoção aconteça. Na Catho, por exemplo, existe o Nosso Jeito, um conjunto de atributos que pauta a cultura organizacional da empresa e deve servir como guia para o comportamento dos colaboradores. Então, além de outros pontos para avaliação, o comportamento alinhado ao Nosso Jeito tem um grande peso na avaliação de uma possível promoção.

Listamos 5 pontos que quando preenchidos podem ser para a empresa, um aviso de que você está pronto para receber a tão almejada promoção. Confira!

1. Produtividade/Performance

Se o colaborador dá o melhor de si para alcançar seus resultados, certamente seu gestor leva isso em consideração na hora de avaliar sua promoção. Normalmente, o gestor faz um retrospecto da sua atuação, olhando para sua evolução, e não somente para resultados de projetos recentes.

2. Comprometimento

É possível dizer que a alta performance de um colaborador está atrelada ao seu comprometimento, porém, aqui, não se trata apenas do comprometimento com suas tarefas e suas metas. O comprometimento esperado de um funcionário também diz respeito à cultura organizacional da empresa e à sua missão. Funcionário que supera suas metas e sabe que sua participação é importante para que a organização cumpra sua missão, por exemplo, tem muito mais chances de receber uma promoção comparado aquele que atinge sua meta simplesmente pelo comissionamento.

3. Proatividade

Além de ser comprometido com o negócio da empresa, o colaborador pronto para ser promovido também é participativo e antenado aos acontecimentos da empresa. Desde a participação ativa num brainstorm ao envolvimento voluntário em projetos de outras áreas/equipes.

4. Busca por desenvolvimento

Alguns gestores olham com atenção para a forma como o colaborador tem buscado se qualificar. Ter um MBA, por exemplo, poderia ser tudo que faltava para sua promoção acontecer.

5. Perfil ideal

Quando a promoção cogitada se trata de outro cargo, além de avaliar os pontos já citados, o gestor ou o RH avaliará as competências técnicas do colaborador. Se você atua no call center da sua área, como atendente, e busca uma promoção para analista administrativo de atendimento, é necessário que você tenha o perfil para executar as atividades do novo cargo. O mesmo vale para promoções para cargos de liderança. Algumas vezes, o colaborador é insuperável no cargo que está e, quando é promovido, tem baixa produtividade e acaba sendo desligado. Isso acontece porque o perfil dele era ideal para a vaga anterior, mas não para a próxima, por isso o perfil do profissional deve ser muito bem avaliado.

*Camila Martins publicou este artigo no portal Carreira&Sucesso.