Newsletter subscribe

Artigos

5 filmes com importantes ensinamentos para a carreira

Posted: 13 de setembro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Rodrigo Vianna*

Em tempos de streamings, assistir a filmes passou a ser uma prática mais acessível e recorrente. Os longas que carregam a temática “trabalho” como pano de fundo apresentam personagens que servem como inspiração para uma carreira de sucesso. Por isso, preparamos uma lista de filmes com essa abordagem e ainda comentamos as lições a serem aprendidas em cada título. Confira abaixo:

1. Coach Carter – Treino Para a Vida

Esse filme de 2005 é baseado em uma história real e traz Samuel L. Jackson no papel de Ken Carter, o novo treinador de basquete de uma escola periférica dos EUA que exige que seus jogadores sejam bons em outras matérias, e não apenas nos esportes. “O modo como o treinador Carter rege seu time é um exemplo para qualquer pessoa em cargo de liderança e que seja responsável por uma equipe”, afirma Vianna. Nesse sentido, de acordo com o especialista, os principais aprendizados desse longa são:
– Aprimorar por meio de disciplina a gestão de pessoas e o trabalho em equipe;
– Exercer a flexibilidade com o próximo, entendendo sua singularidade enquanto indivíduo inserido em um grupo, e assim saber extrair o melhor que cada um tem a oferecer.

2. Walt antes do Mickey

O mundialmente conhecido como Walt Disney foi um dia uma criança que gostava de fazer desenhos e tinha sonhos que pareciam inalcançáveis. Com a obra cinematográfica que ilustra sua trajetória de vida e carreira, é possível conhecer todas as frustrações que Walt enfrentou, e sem desistir, transformou sua companhia em um grande conglomerado de mídia e entretenimento. “Ele superou muitos obstáculos para provar sua ideia, muitas pessoas questionaram seu negócio, foi difícil conseguir investimento, mas ele se reinventou todas as vezes”, explica o especialista. Os pontos principais a serem considerados nessa história são:
– O exemplo da persistência e perseverança. Ou seja, acreditar naquilo que faz e não desistir;
– Ampla visão das situações: ao invés de desanimar a cada decepção, saber se recriar.

3. O Homem que Mudou o Jogo

Bradd Pitt é Billy Beane nesse longa, e está no comando de um time de beisebol em crise. Por isso, busca soluções alternativas para salvar este cenário. Ele percebe que a ajuda de um especialista em estatísticas pode ser a saída e muda toda a estratégia para voltar a ganhar os jogos. O que Vianna enxerga de valioso nas atitudes do personagem é o fato dele ter aplicado uma ferramenta completamente atípica para aquela situação, que deu certo após muito estudo e esforço. “Ele elaborou uma ferramenta de análise e ousou acionar um novo planejamento”. Com este exemplo é possível aprender a:
– Investir em abordagens e metodologias inovadoras para gerar resultados diferentes no negócio;
– Não encarar as dificuldades como algo negativo, mas sim extrair os aprendizados.

4. Em Busca da Felicidade

Chris Gardner, interpretado pelo Will Smith, é um pai solteiro que luta para encontrar um emprego para sustentar sua família. Gardner é despejado de sua casa e a cada dia enfrenta o desafio de sobreviver com seu filho, mas nunca desiste de encontrar um emprego que os tire desta situação precária. E por todo o decorrer do filme ele mantém seus princípios e se esforça para educar seu filho da maneira mais digna e amorosa dentro dessas condições. “Nessa história podemos perceber como a disciplina e força de vontade levam à superação e trazem bons resultados na vida pessoal e profissional”, diz Vianna sobre a trama. A história de Gardner nos ensina que:
– O extremo da necessidade pode nos trazer motivação;
– O esforço, a disciplina e a motivação podem render bons resultados.

5. O senhor estagiário

O filme apresenta dois perfis completamente diferentes que se destacam no mercado de trabalho. O primeiro é o de Jules Ostin, interpretada por Anne Hathaway, que sofre preconceito para encontrar investidores ao seu site de venda de roupas por ser uma mulher jovem. O segundo personagem é Ben Whittaker, feito por Robert De Niro, que passa a integrar a equipe de funcionários no cargo de estagiário, mesmo tendo 70 anos. Para Vianna, “a ideia principal deste filme é reinventar-se sem se deixar abater pelos estereótipos da sociedade”. Ao assistir esse longa, é possível perceber as seguintes lições:
– Manter a calma e não perder o foco diante de adversidades, como os preconceitos infundados;
– Reconhecer as virtudes de profissionais de diferentes gerações e perfis;
– Não ter medo de arriscar e apostar no que acredita.

*Rodrigo Vianna, CEO da Mappit – consultoria de recrutamento e seleção especializada em conectar profissionais de cargos iniciais da carreira ao mercado de trabalho