Newsletter subscribe



Artigos

5 formas de agitar uma carreira estagnada

Posted: 2 de agosto de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Allan Lopes*

Ter uma carreira entediante é um problema que afeta a maioria dos profissionais, que com o passar do tempo se sentem confortáveis com a estabilidade financeira, as atividades profissionais com uma rotina bem definida e em uma mesma posição sem crescimento por anos.

É fácil se acomodar com o trabalho que está executando e usufruir do seu salário no final do mês, fazendo exatamente o que a empresa e sua liderança espera, sem muito esforço ou criatividade.

Porém, quando você percebe os impactos da crise econômica, de uma fusão em sua empresa ou de uma dificuldade econômica em sua vida pessoal podem te forçar a sair desse estágio de letargia e pensar definitivamente em construir um planejamento para novas opções em sua carreira.

E para que você não volte a este estado de complacência com sua condição profissional, cresça constantemente e afaste, de uma vez por todas, esta possibilidade de ser afetado por uma demissão surpresa. Seguem 5 dicas para movimentar sua carreira:

Mantenha-se em constante aprendizado

O conhecimento é algo que em nenhuma situação, nem ninguém poderá tirar de você. Não há um meio de você perder as informações, técnicas e metodologias que aprendeu ao longo de sua vida profissional. Aproveite as situações de aprendizado no trabalho, os treinamentos que participar e qualquer leitura que estiver disponível. Isto te tornará um profissional melhor e mais preparado para os desafios que a vida apresentar.

Ajude os outros

Se você está cansado das atividades que executa ou acha seu trabalho muito tranquilo, busque ajudar as outras pessoas da empresa, dentro ou fora do seu departamento. Quando sua liderança notar que você busca agregar valor constantemente para a empresa sua imagem profissional será afetada positivamente e isto pode acelerar um próximo salto em sua carreira.

Quebre suas próprias convenções

Busque, no ambiente de trabalho, conversar com pessoas de outras áreas e até outros níveis de carreira. Interagir com pessoas completamente desconhecidas nos tiram da famosa “zona de conforto”, estimula a construção de relacionamentos saudáveis e pode criar oportunidades incríveis para nossa carreira no futuro.

Trabalhe em silêncio

Não há nada errado em trabalhar e mostrar para todos os resultados que é capaz de produzir. Porém, as únicas pessoas que realmente precisam conhecer seu potencial são seus líderes ou as pessoas que pagam seu salário. Alguns “colegas de trabalho” são apenas vampiros que desejam sugar sua energia e passar na sua frente. Ao manter esse silêncio, as pessoas certas vão ver o que você traz de resultados e podem lhe pedir para fazer mais (facilitando sua promoção), e para seus “concorrentes internos” você continuará sendo apenas mais um…

Gerenciar o uso do seu tempo!

Não tenha medo de enfrentar os desafios de um novo projeto, ao empreender ou realizar um trabalho paralelo. Lembre-se que você tem as mesmas 24 horas para aproveitar o dia que Bill Gates, Barack Obama ou a Angela Merkel. Utilize seu tempo extra para testar outras oportunidades de carreira, preferências profissionais ou hobbies. Aproveitando poucas horas na semana você pode perceber novas oportunidades e trilhar um caminho de sucesso em uma área que nem tinha imaginado.

A melhor forma de garantir uma carreira de sucesso é criar as oportunidades que precisa para crescer profissionalmente, ou criar a mudança que lhe permitirá alcançar novos patamares!

*Allan Lopes é sócio-proprietário da Soar Desenvolvimento Humano. Responsável pela Consultoria de Recursos Humanos. Graduado em Engenharia da Computação e Engenharia de Telemática pela Universidade Santa Cecília. Certificado em Governança de TI e em Gestão de Serviços de TI. Experiência internacional em liderança, gestão de performance, desenvolvimento de equipes de alta performance e processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Este artigo foi publicado anteriormente no portal Carreira&Sucesso da Catho.