6 dicas para ser notada(o) num mercado em crise

Ricardo Saldanha*

Chega um momento na carreira de muitos profissionais, quando há dúvida sobre que caminho seguir na carreira e que a fonte mais provável de alternativas de carreira é através da contratação de uma consultoria de transição de carreira ou torcer para ser achado por um headhunter. Assim, se seu próximo passo de carreira está turvo ou nublado saiba o que você precisa fazer para capturar a atenção do mercado com as minhas algumas orientações.

1. Aumente sua visibilidade

Uma das maneiras mais eficazes de ser reconhecido e identificado é participar ativamente no que acontece no seu segmento profissional. Participar de associações, expandir seu network no setor, ter disciplina para almoçar e tomar café com novos profissionais, com influenciadores, participar ou palestrar em eventos do setor, publicar artigos em revistas especializadas e participar de grupos de debate no Linkedin.

2. Seja reconhecido pelos seus avanços

Pode parecer óbvio, mas quanto mais diferenciado pela sua formação ou por seus resultados e avanços na carreira, mais provável que você seja abordado pelo mercado. Infelizmente, ver-se como bem-sucedido não é o bastante. O importante é o que os profissionais do mercado saibam e acompanhem a sua carreira. Os seus colegas, seus ex-colegas, seu network do setor, seus concorrentes. Existem pessoas suficientes lá fora, que irão recomendar você e sugerir seu nome, caso eles sejam consultados para referência.

3. Busque e valorize suas especializações

Embora o fit de valores e cultura entre um indivíduo e um potencial empregador seja um elemento importante na decisão de recrutamento, a maioria dos consultores está procurando as pessoas com habilidades e experiências específicas para o momento da empresa. Se você é reconhecido como um excelente líder de pessoas ou um profissional que conduz como ninguém as mudanças organizacionais ou você é percebido por sua capacidade de inovação, sendo um profissional com expertise nesses temas, você tem uma chance maior de ser identificado.

4. Trabalhe duro para construir e solidificar seu networking

Muitas pessoas reconhecem a importância do network, poucas trabalham duro para isso. Ter disciplina para manter um Networking eficaz entre o seu grupo de amigos e em todo seu segmento é uma poderosa forma de maximizar suas chances de ser notado. Faça um esforço para manter contato com colegas influentes e bem relacionados e busque outras pessoas que você sabe que são importantes dentro do seu mercado. O Linkedin é uma excelente rede para isso. As pessoas de maior sucesso são as que fazem networking em sua rede profissional de forma consistente ao longo do tempo. Este tipo de comportamento é muito mais genuíno e mais propenso a recompensá-lo do que o networking momentâneo, que muitas vezes acabamos tentando quando precisamos de um emprego.

5. Recrutadores de executivos

Consultores de recrutamento de executivos, não tão famosos, e não tão seniores, tendem a trabalhar em um volume relativamente alto de funções e contam com uma base de dados de candidatos e networking para ‘preencher as vagas de trabalho’. Este tipo de recrutador é mais fácil de entrar em contato e se envolver, pois eles podem estar tentando construir um grande e variado conjunto de talentos e eles irão ficar felizes com você em seu banco de dados até que tenham algo adequado para apresentar a você.

6. Contrate uma empresa de outplacement ou recolocação profissional

Se você já explorou as dicas acima e continua encontrando dificuldade para ser notado ou na busca de Recolocação Profissional, sugiro contratar uma empresa de Transição de Carreira e Recolocação Profissional, experiente e especializada no tema, que possa apoiá-lo na ampliação do seu network, na busca de novas conexões no seus segmento de atuação e principalmente em definir com você um projeto vencedor para busca de um novo desafio profissional.

*Ricardo Saldanha, Diretor Executivo e principal sócio da Target Outplacement, (www.targetoutplacement.com.br) especializada em Transição de Carreira e Recolocação Profissional e principal sócio da Saldanha Consulting, especializada em planejamento estratégico de RH é Engenheiro (UERJ) com Mestrado em Recursos Humanos (PUC-RJ), MBA em Gestão Empresarial (FDC), Extensão em Strategic Leadership (Escuela Ejecutiva de Madrid). Atuou como Diretor Executivo de Recursos Humanos e Diretor Executivo de em Empresas como Santander, Itaú Unibanco, TV Globo e Aracruz Celulose. Saldanha Certificado pela TTI Success Insights em DISC Theory & Motivators, foi Vice-Presidente de Relações Institucionais da ABRH-Nacional, Palestrante da Câmera Espanhola de Comércio, Membro do Comitê Consultivo da Escola de Integração e Negócios e Membro do Comitê de Gestão de Pessoas da AMCHAM.

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