Newsletter subscribe



Artigos

6 pontos que você precisa saber ao aderir trabalho remoto

Posted: 2 de julho de 2014 às 8:15 am   /   by   /   comments (0)

 

* por Rita Rodrigues

Para muitas pessoas, por conta do jogo do Brasil, sexta-feira é dia de fazer home office. A professora de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados da Fiap, Rita Rodrigues, reuniu 6 pontos que devem ser lembrados ao optar pelo modelo de trabalho.

1- Benefícios

Com todos saindo praticamente no mesmo horário, seja de ônibus, de metrô ou carro, as pessoas demoram praticamente o dobro para chegarem ao destino. Com o trabalho remoto o funcionário deixa de enfrentar os problemas de deslocamento. Menos tempo nas ruas, significa mais tempo em produção.

2- Quais profissões podem aderir a esta plataforma de trabalho

Engenheiros, arquitetos, advogados, analistas são exemplos de profissionais que podem aderir a plataforma. As funções mais aderentes a este modelo de trabalho são: técnicas (56%), comercial/vendas (46,6%), administrativas (44%) e atendimento ao cliente (30,7%).

3- Algumas áreas não aderentes ao trabalho remoto

Em geral, ainda precisamos de cirurgiões em centros cirúrgicos, enfermeiros, instrumentadores. Mesmo com a educação a distância, ainda é necessário o professor dentro das salas de aula, principalmente para o ensino infantil, o ensino de base.Para tarefas que envolvem mão-de-obra como: pedreiro, pintor, eletricista, encanador, é necessário estar presente para realização de reformas e reparos.

4- Aspectos de Segurança

Para evitar o vazamento de informações as empresas ao longo do tempo evoluíram bastante em seus modelos de segurança. Softwares e sistemas de firewall tem apoiado muito a proteção dos dados.

5- Infraestrutura necessária

As empresas precisam garantir que o funcionário tenha um ambiente de trabalho adequado, com mobiliário e iluminação dentro de normas ergonômicas.

É necessária uma linha telefônica dedicada, evitando que uma criança atenda uma ligação, por exemplo.

Software e conexão à internet devem ser apropriados. Ferramentas necessárias como: aplicações para controle remoto, software de colaboração, e videoconferência.

São exemplos de aplicativos de controle remoto: LogMeIn, GoToMyPC ou Splashtop Remote Desktop registram o usuário em casa e controlam o computador usado para o trabalho.

São exemplos de software de colaboração: Google Apps e o Office 365 permitem que os usuários compartilhem documentos, arquivos, apresentações, e outros dados em diferentes locais, simultaneamente. São exemplos de software de videoconferência: Cisco WebEx Meeting Center, Citrix GoToMeeting, ou o Google+ Hangouts, que é de graça – facilitam reuniões de grupo.

6- Pontos de atenção do trabalho remoto

A pessoa deve ser disciplina, há pessoas que necessitam da rotina de trabalho em escritórios diariamente.

Para algumas pessoas, caso fiquem em casa não cumprirão prazos e outras que irão trabalhar além do que deveriam.

* Rita Rodrigues é professora de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados da Fiap.