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80% dos diretores gerais e CFOs já contrataram um profissional incompatível

Posted: 23 de fevereiro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Robert Half*

Pesquisa global da Robert Half aponta que 80% dos diretores gerais e CFOS já contrataram um profissional incompatível com o time. A falta de espírito de equipe (55%), pouca capacidade de adaptação (45%) e incapacidade de trabalhar de forma colaborativa (43%) são os principais pontos que explicam a contratação equivocada. Outros fatores como desalinhamento com a cultura da empresa e recusa a aprender também foram indicados.

Entre as medidas apresentadas para contornar a contratação equivocada estão o diálogo com o profissional com o intuito de endereçar os problemas (72%) e a tentativa de encontrar outra oportunidade para o colaborador dentro da própria organização (44%), além de ouvir a opinião dos colegas de trabalho (42%).

“Os resultados revelam a importância de entender as habilidades comportamentais dos candidatos durante um processo de recrutamento e não apenas a experiência e questões técnicas”, aponta Alexandre Attauah, gerente sênior de recrutamento da Robert Half. “Ao longo do processo de recrutamento especializado há uma etapa de checagem de referências com ex-colegas, pares, subordinados e superiores, que permitem identificar tais pontos e mitigar os riscos de uma contratação equivocada”, completa.

Você já contratou um colaborador que não se adaptou ao time que fazia parte?

· Sim – 80%

· Não – 20%

Quais sãos as principais razões para que novos colaboradores não se adaptem ao time? (Respondentes: todos que já contrataram um profissional que não se adaptou)

· Falta de espírito de equipe – 55%

· Falta de capacidade de adaptação – 45%

· Incapacidade de trabalhar de forma colaborativa – 33%

· Desalinhamento com a cultura da empresa – 34%

· Recusa em aprender – 30%

Quais foram as medidas que se mostraram mais eficazes quando um colaborar não era compatível com o restante do time?

· Conversar com o profissional e endereçar os problemas – 78%

· Tentar encontrar uma outra oportunidade dentro da organização que faça sentido – 44%

· Conversar com os membros do time para saber a opinião – 42%

· Buscar apoio dos superiores para ajudar a resolver os problemas – 31%

· Deixar o profissional sair – 16%

 

Dados da pesquisa:

Entrevistados: Diretores gerais e CFOs

Número: 402 executivos

Período da pesquisa: novembro/dezembro

Sobre a Robert Half

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo, selecionando profissionais para oportunidades permanentes e projetos. Fundada em 1948 nos Estados Unidos, a empresa opera no Brasil desde 2007, oferecendo profissionais especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 325 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2018, a Robert Half foi novamente eleita uma das “Empresas Mais Admiradas do Mundo”, de acordo com pesquisa da Revista Fortune. Há 20 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.