Newsletter subscribe



Artigos

9 erros imperdoáveis para sua carreira

Posted: 29 de janeiro de 2015 às 7:37 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Quem tem certo tempo de experiência no mercado de trabalho já teve a oportunidade conhecer pessoas que foram demitidas ou se demitiram por causa de um erro inadmissível.

Acho que os exemplos de erros imperdoáveis abaixo ilustram bem o que eu estou falando.

1. Não saber fazer bem a sua tarefa
A pessoa é contratada para uma determinada função, seja técnica ou administrativa, mas não está devidamente preparada e acaba cometendo muitos erros.

2. Criar atritos com seus superiores e colegas de trabalho e terceiros
Relacionar-se com seus superiores, colegas de trabalho e terceiros, clientes e fornecedores, é fundamental para quem quer se sair bem na função. Desentendimentos e até agressões físicas não podem existir nesse ambiente.

3. Não saber controlar seus vícios
Quem tem vícios de bebida, jogos, drogas e sexo tem que entender que seu comportamento dentro da empresa tem que ser o ideal. Nada de misturar as coisas.

4. Participar de esquemas de favorecimento e falcatruas
Especialmente nos dias de hoje é necessário fugir da tentação de querer enriquecer rapidamente e com isso decidir participar de negócios “fáceis” com colegas da empresa ou pessoas relacionadas a ela, como clientes e fornecedores.

5. Mentir
Se há um hábito detestável dentro da empresa são as mentiras, especialmente aquelas que acabam trazendo prejuízos para a empresa. Melhor reconhecer que errou do que dar uma desculpa esfarrapada.

6. Fazer “corpo mole”
O mundo corporativo exige cada vez que o profissional se envolva com as atividades que lhes são determinadas. Não só no dia a dia, mas também ao participar de ações como treinamentos, convenções e atividades que exijam trabalho em equipe.

7. Querer ser a “rainha da Inglaterra”
Nunca se coloque em posição de detentor do poder e dono da sabedoria. Arrogância dentro da empresa é terrível. As decisões têm que serem tomadas em nome da maioria.

8. Não ter equilíbrio emocional
É muito difícil trabalhar com uma pessoa que não controla suas emoções, ou seja, aquela que em um momento está sorrindo e feliz e em seguida explode porque alguma coisa a deixou contrariada.

9. Quebrar as normas da empresa
Cuidado com a palavra “compliance”. As empresas estão cada vez mais preocupadas em criar normas de comportamento e ética para que sejam seguidas pelos seus colaboradores.

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online, Revista Atitude e Administradores para os quais escreve sobre as suas experiências como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.