Pages Navigation Menu

 

A Carta de Apresentação de um Curriculum Vitae


A carta de apresentação pode ser sem dúvida um instrumento de grande ajuda para quem envia um curriculum vitae candidatando-se a uma vaga de estágio ou emprego. Um instrumento de grande ajuda, se for bem preparada. Caso contrário, pode tornar-se uma grande cilada…

Vamos atentar em primeiro lugar para algumas dicas importantes que devem ser levadas em conta no momento da preparação carta de apresentação. Pense a carta de apresentação com um começo, um meio e um fim.

O começo da carta de apresentação é o Destinatário. Isso mesmo. Sua carta de apresentação tem que ter uma empresa, uma pessoa, um departamento certo. Muita gente costuma enviar cartas com CV para empresas, departamentos e pessoas que não são aquelas que cuidam do assunto de seleção de pessoal, por exemplo. Daí, as chances do dono desse CV ser chamado para participar de um processo já acaba logo de início. Ou demora um pouco mais.

Por isso, certifique-se em primeiro lugar para quem enviar o seu CV. Informe-se sobre o nome da pessoa ou pelo menos do Departamento certo. Então, comece a sua carta indicando o nome da empresa, o nome da pessoa, com indicação do cargo e/ou departamento. Procure não errar na grafia dos nomes. Assim, você começou bem o caminho de abertura da porta de entrada nesta empresa.

Em seguida, na preparação do corpo da carta, faça referência ao cargo para o qual está se candidatando, iniciando uma breve descrição do motivo que o leva a enviar o seu CV, quem está recomendando você, se houver, e por quê você decidiu enviar o seu CV.

O corpo da carta de apresentação não deve ser longo. Lembre-se que todas as informações sobre você, sua experiência, sua formação acadêmica, cursos, etc. já estão no corpo do seu CV que segue em anexo. Se você começar a escrever tudo na carta pode fazer com que a pessoa que está lendo a sua carta se desinteresse por você.

Ao escrever, seja você mesmo, original, e não queria ficar copiando textos de terceiros. Se possível, faça uma carta com um texto diferente para cada vaga a qual você está se candidatando.

Leia e releia o corpo da sua carta. Corrija erros de grafia. Veja se os termos de tratamento da pessoa se estão adequados. Exemplo, evite chamar uma pessoa que você não conhece de “meu querido”, “meu amor”, “mano/a”, etc..

Termine a carta agradecendo a atenção que a pessoa está dispensando à sua carta e à avaliação que fizerem de seu CV e coloque-se à disposição para esclarecimentos. Aqui é melhor não mencionar algo como “ficarei no aguardo de um contato para entrevista”, pode ser entendido como uma pressão sua encima da pessoa que está lendo a carta. A entrevista será agendada com você se você conseguiu transmitir algum interesse no seu CV e na sua carta.

Por fim, como vai ser enviada a carta de apresentação?

Atualmente, como as pessoas da área de seleção estão recebendo milhares de CVs, será melhor enviar tanto o CV como a carta de apresentação no corpo do email, não como anexo.

Para aqueles que enviarão seu CV por correio, a carta de apresentação deve ser impressa a parte, em papel branco de boa qualidade, e deve conter a assinatura do candidato. O envelope deve ser escrito de maneira cuidadosa e mencionar claramente o nome da pessoa, cargo, departamento a quem se dirige.

Para aqueles que enviarão o seu CV por meio de alguma pessoa, é também recomendável que a carta seja bem impressa e colocada em um envelope adequado, com todas as indicações da pessoa, cargo e departamento.

Antes, de enviar a carta de apresentação, leia e releia tudo. Depois, siga em frente e boa seleção!