Newsletter subscribe



Artigos

A culpa não é minha!

Posted: 13 de novembro de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Luiz Marins*

A culpa não é minha! costumam dizer as pessoas que não assumem a responsabilidade pelo que delas se espera. O que fazer quando um coloca a culpa no outro e ninguém assume a responsabilidade? O que fazer quando um deixa para o outro e as coisas simplesmente não acontecem?

Há pessoas especializadas em achar culpados para suas próprias responsabilidades. Por mais incrível que possa parecer, outro dia, ao visitar uma empresa, vi um funcionário matando o tempo no serviço e quando perguntei por que não fazia a tarefa dele, ele me respondeu: “

– A culpa é do meu chefe que não me motiva.

Em seguida perguntei: “

– Por que você não deixa este emprego e procura outro que tenha um chefe que motive você?”

E ele respondeu: “

– Eu não. Ele se quiser que me mande embora.

Quando ainda perguntei o porquê de ele estar tão desmotivado, ele me respondeu:

– É porque nunca fui promovido nesta empresa”.

Fico impressionado ao ver que muitas pessoas não assumem responsabilidade alguma. Nem pela sua própria felicidade!

A culpa é sempre do outro departamento, da outra seção, do fornecedor e até do cliente. A culpa é do sistema, do software, do provedor da internet, etc. Todos são culpados em algum momento. Menos ela, a pessoa que deveria ser a responsável pela tarefa ou função e que, além de não se responsabilizar, ainda se diz desmotivada por não ser promovida.

Neste final de semana, pense se você não é das pessoas que culpa a tudo e a todos pelas coisas que deveria assumir e resolver. Pense se sua desmotivação não é fruto de sua ausência de responsabilidade.

Pense nisso. Sucesso!

*Luiz Marins é autor de diversos livros, Palestrante, Consultor, comentarista empresarial e de negócios em programas das Redes Globo, Bandeirantes e Rede Vida, Presidente da Anthropos Consulting e da Anthropos Motivation&Success, empresas pioneiras na utilização da antropologia no estudo e desenvolvimento empresarial. Conheça mais sobre o Prof.Marins em www.anthropos.com.br