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A dificuldade do Networking no gerenciamento da carreira

Posted: 22 de setembro de 2008 às 8:30 pm   /   by   /   comments (0)

* Sami Boulos Filho

Está se tornando um verdadeiro desafio para a maioria dos executivos reconhecerem que um dos principais pilares de suas carreiras depende de quão eficiente é a administração da sua rede de relacionamentos, ou melhor, de seu networking.

Essa habilidade, tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexa, vem sendo exigida cada vez mais daqueles que necessitam dela para a sua sobrevivência no mundo corporativo.

Face às exigências da função e do ambiente sob pressão em que se encontra a maioria dos executivos, estes, quase sempre, não dispensam a energia e o tempo necessários para construir e manter uma rede de contatos profissionais. Afinal de contas, não têm tempo!

Essa desculpa já não justifica a falta de cuidados com a carreira.

O profissional deve, sobretudo, saber distinguir o contato amigo, aquele com quem tomamos um chope no final de semana, do contato profissional, ou seja, o contato que, na maioria das vezes, não conhecemos e fomos apresentados por outro profissional anteriormente (por isso o termo rede). O objetivo desse contato será o de aproveitar aquele momento para troca de informações onde, um leva informações relevantes e, ao mesmo tempo, recebe outras tantas que irão mantê-lo, além de tudo, bem informado sobre outros segmentos de mercado. É um processo de troca.

Por outro lado, o contato de networking não deve se restringir apenas ao círculo do mercado em que o profissional se encontra naquele momento. Ele deve se expandir na rede, abrindo oportunidades de relacionamento noutros círculos profissionais. É exatamente essa expansão que irá fortalecer sua exposição e, consequentemente, sua empregabilidade.

Mas, a pergunta que fica é: como o profissional deve construir uma rede que, ao mesmo tempo seja eficiente e permita que ele continue administrando sua agenda e seus compromissos com a função que exerce no momento?

Poderíamos citar algumas alternativas bastante factíveis, mas, uma delas tem sido a que mais recomendo quando sou solicitado sobre o assunto em meus contatos diários: reserve um almoço por semana para se encontrar com um profissional que nunca tenha visto, mas que tenha sido apresentado por outro contato. Isso, sem dúvida, não é algo tão simples, pois vai exigir muita pesquisa sobre quais mercados acessar e, conseqüentemente, quais executivos contatar que irão lhe ajudar a acessar esses mercados. Você deve reservar tempo para essas atividades: pesquisa de mercado, lista de empresas alvo e principais contatos e, ainda se preparar para conduzir a reunião, uma vez que foi você quem a solicitou.

Após o contato feito, você deve manter o vínculo, para assegurar solidez na rede. Se você não cria um vínculo no primeiro encontro, dificilmente irá conseguir se relacionar com o outro profissional ao longo de sua carreira.

Os assuntos discutidos, os planos individuais conversados, existem muitas oportunidades de criar o vínculo. Por exemplo, um plano de iniciar um curso de MBA pode ser o motivo de enviar um e-mail, após 4 ou 5 meses, perguntando ao novo contato se já iniciou o curso, se ele está gostando, e assim por diante.

Posso garantir que, após 12 meses, se você mantiver o vínculo com apenas 50 % desses contatos, sua rede será extremamente poderosa, atraindo oportunidades de novos empregos, criando novas fontes de informações, novas alternativas de investimentos em novas competências, atraindo mais contatos, expandindo ainda mais a sua rede, num circulo vicioso e extremamente produtivo.

Saiba que o networking é uma atividade que deve ser exercida por qualquer profissional, qualquer que tenha sido a carreira escolhida: mundo corporativo, atividade da consultoria, o empreendedorismo, a carreira acadêmica, dentre outras. Porém, no mundo corporativo, como dito anteriormente, o networking é um dos principais pilares de sustentação da carreira.

* Sami Boulos é diretor da Boulos, Consulting Group (sami@boulosconsulting.com.br)