Newsletter subscribe



Artigos

A Evolução dos passos no Carnaval e na sua carreira

Posted: 8 de fevereiro de 2016 às 10:31 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Falamos sobre a importância do Planejamento para o Carnaval e para a sua carreira profissional e agora que o Carnaval está na passarela é hora de falar sobre a como tratar a Evolução dos passos no Carnaval e na sua carreira.

A evolução de uma escola de samba, bloco, agremiação, por exemplo, começa quando é dado o “grito de guerra” e seus integrantes começam a deixar o espaço da concentração. Dai para frente é preciso seguir o figurino traçado, cada figurante tem que se vestir de acordo, os passos de todas as alas tem que obedecer ao seu espaço e seguem o ritmo e o compasso da bateria, os carros com as alegorias seguem o seu espaço, o enredo está na boca e o sorriso está no rosto de cada integrante. Nada pode falhar, quero dizer, não deveria falhar.

Quem decide fazer o que quer, dá-se mal. Foi o caso de uma componente da escola que não pôde dançar ou vestir-se à sua maneira, e resolveu “desvestir-se” da roupa durante o desfile porque, segundo ela, não estava de acordo com o que ela queria. Conclusão: acabou sendo expulsa do desfile. E pior, pode prejudicar a avaliação dos jurados.

E, todos sabem, o tempo é muito curto. A escola sabe que tem que mostrar todo o seu potencial durante o tempo de apresentação.

Nisso tudo pode-se observar várias características vitais e que sustentam o espetáculo: ensaio, treino, disciplina, organização, obediência, garra, satisfação, alegria, dedicação, suor.

Então, se você observar atentamente, não são essas mesmas características que devem acompanhar a sua vida profissional?

Você é contratado por uma organização que tem as suas regras, como se fossem as regras do desfile. Você deve conhecer a forma de se apresentar no dia-a-dia para execução das suas tarefas, tem os instrumentos de trabalho. Deve seguir a orientação de seus dirigentes de ala. Deve manter o objetivo, missão e visão como se fossem o enredo.

Para se sair bem nas atividades do dia-a-dia tem que ensaiar (treinamento), treinar, treinar, treinar, tem que se relacionar bem como todos os participantes das atividades quer estejam dentro ou fora da empresa. Tem que desenvolver as suas atividades dentro do tempo previsto, da melhor maneira possível.

E por fim, como em um desfile, você estará sujeito a uma avaliação por parte de um superior e da empresa. após a qual, se for positiva, você poderá ter seus méritos reconhecidos, e ainda ter uma recompensa por isso, seja com aumento de salário ou promoção.

Viu como é possível tirar bons exemplos do Carnaval para a sua carreira?

Abraços,

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.