Newsletter subscribe



Artigos

A organização está investindo em você?

Posted: 5 de dezembro de 2011 às 7:33 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Uma das coisas importantes que você deve avaliar para a sua ascensão profissional dentro da sua organização da qual você é um colaborador e também para o seu crescimento profissional é se você está recebendo um treinamento específico por parte da organização.

Muitas vezes um profissional recebe um estímulo para educação continuada mas que não esteja focada na sua atividade diária. Daí, ele é cobrado por suas responsabilidades e tarefas e até por posturas dentro da organização, para as quais ele pode não estar devidamente instruído e preparado.

Eu mesmo vivi diversas experiências em minha carreira profissional, em organizações de bom porte e conceito, nas quais eu posso confessar que poderia ter me saído melhor se tivesse tido a oportunidade de receber instruções em áreas específicas e que poderiam ter melhorado meu desempenho.

Numa dessas experiências, me lembro e bem, fui contratado por uma empresa de auditoria, para ser o responsável (“expert”) na área financeira. Essa empresa era responsável pela auditoria do maior conglomerado financeiro mundial na época. Eu, acostumado a uma rotina de trabalho necessária para desempenhar meu papel de revisões de demonstrações contábeis de um conglomerado financeiro nacional, estava preparado para o cargo na nova organização. Mas, percebi logo que a realidade era outra. Por diversos motivos, era de se esperar que aquela empresa de consultoria, com toda a sua experiência internacional, e investindo em treinamento em áreas de sua atuação tradicional, pudesse me proporcionar um treinamento específico no segmento onde eu estava atuando. Pelo menos naquela época nem eu e meus colegas recebemos qualquer tipo de treinamento, o que poderia ter melhorado o nosso desempenho naquela área e que teria sido um fator importante também para a organização já que ela estava conseguindo novos contratos de trabalho na área financeira.

Eu acredito e sei que as organizações têm mudado a sua postura com relação ao treinamento de seus colaboradores e espero, de fato, que as situações como as que eu e tantos profissionais vivemos, façam parte de lembranças do passado. As organizações devem estar atentas para o fato de que as rápidas mudanças no mercado de trabalho provocam a necessidade de atualizações não só em áreas de competência técnica mas também de capacitação geral.

Cabe ao profissional ficar atento e lembrar as organizações que merece um treinamento mais específico em determinadas áreas. E nesse caso, você é que deve indicar qual a área de sua carreira que está mais necessidade de receber um treinamento.

* Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).