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Ações Importantes para Motivar

Posted: 31 de outubro de 2013 às 7:33 am   /   by   /   comments (0)

 

Élida Spinelli*

Em primeiro lugar o que é motivar? Pela definição do dicionário é: Despertar o interesse, a curiosidade de. Despertar o interesse ou entusiasmo, estimular.

Manter uma equipe em estado de motivação constante é uma tarefa que requer muito empenho e dedicação, principalmente pelo fato da maioria das pessoas demonstrarem mais necessidade de estímulos externos e utilizarem muito pouco os incentivos internos para manter a motivação. Mesmo porque existem pessoas que dificilmente são saciadas em suas necessidades e são negativas por natureza.

Com certeza você já se deparou com alguém assim. Neste caso é difícil obter qualquer resultado e o melhor é evitar esse perfil de comportamento dentro de sua equipe, pois podem desagregar com seu negativismo.

Uma maneira importante de se descobrir o que pode levar a motivação é utilizando sua própria experiência então:

Pense e responda!

Em toda a sua vida, que tipo de pessoas, situações e ambientes conseguiram despertar isso em você? Ou então…Porque conseguiram despertar?

Ao responder a essas perguntas você estará relacionando o que lhe motiva a agir para obter realizações.

Para aqueles que não conseguirem responder, ou não se interessarem, vai uma dica: procure ser mais participativo, procure não apenas reclamar do que não está bem, procure mudar sua atitude, pois aceitar a mudança é um movimento de motivação.

Para auxiliar a conquista de um estado de motivação dentro do ambiente de trabalho seguem algumas ações que considero importantes:

– Reconhecer as necessidades das pessoas;

– Estimular o sentido de comunidade, ou seja, compartilhar os mesmos objetivos;

– Ensinar a importância de cada um reconhecer o trabalho realizado pelos outros;

– Utilizar o desempenho como base para promoções;

– Enfatizar a política da empresa quanto ao compromisso de manter os empregos em longo prazo;

– Conscientizar a importância de cada um para que a empresa continue atendendo seus clientes com qualidade para se manter competitiva no mercado;

– Disponibilizar ferramentas adequadas para execução do trabalho;

– Elogiar o desempenho da equipe, ou do colaborador pessoalmente ou por comunicado;

– Pedir que expressem suas ideias e envolvê-las nas decisões que dizem respeito a suas funções;

– Fornecer de maneira constante e periódica um retorno sobre o desempenho de cada um.

De maneira geral a atenção, disponibilidade, senso de humor, empolgação, comunicação direta e constante, quando bem empregadas, podem manter pessoas motivadas.

O quanto disso é aplicado em seu dia a dia ao interagir com sua equipe?

Pense Nisso!

Abraços com Laços.

* Élida Maria Spinelli, Psicóloga, Consultora Organizacional, Diretora da NDS Consultoria. Mais informações: www.diariodoautoconhecimento.blogspot.com