Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!

Nelson Fukuyama*

Estamos nos despedindo de 2017, um ano que deve ter trazido grandes satisfações, ou pelo menos ter deixado experiências que podem se tornar de grande valia para a sua vida futura. Eu imagino que, no mínimo, a gente deveria parar e olhar para esse ano que termina e dizer para ele: “olha aqui 2017, eu agradeço por todas as situações pelas quais passei, me perdoe se eu reagi mal em alguma delas, mas…me deseje boa sorte!” e seguir adiante.

Seguir adiante significa que dentro de algumas horas um novo ano se inicia em sua vida. O ano de 2018 que surge como um livro com 365 páginas em branco nas quais você pode escrever uma nova etapa em sua vida.

Você não vai querer levar coisas ruins de 2017 para escrever no novo livro, vai? Então, livre-se de tudo o que você fez de errado até agora. Desapegue-se de tudo o que vem atrapalhando o seu desempenho profissional e pessoal. Incluo aqui coisas materiais, amizades, relacionamentos…

Comece a caminhar com passos firmes, desde já, Isto é, não fique só nas suas manias de final de ano, como se preocupar com a roupa que irá usar na passagem de ano (roupa vermelha para encontrar um amor, roupa amarela para ter sucesso financeiro, roupa branca para ter tranquilidade e paz) e não comer carne de animal ou ave que cisque para trás, para evitar atrasos na sua vida e ainda pular sete ondas, e ainda guardar as sementes de romã na carteira ou comer pipoca e tomar sopa de ervilha, para ter dinheiro o ano todo…Você deve preocupar-se em complementar essas suas “manias” com planos e metas reais.

Isso mesmo. Pare um momento, escreva na sua agenda, ou ainda em uma folha de sulfite, todas as suas metas e, ao lado de cada uma, quais são os planos para atingi=las durante cada mês do ano. Depois que tiver terminado a sua lista, guarde em um lugar onde você possa ir conferindo a realização de cada uma.

Você já deve ter entendido a minha mensagem, então agora é com você. Eu só posso desejar-lhe sucesso e que Deus abençoe esse novo período de sua vida com grandes satisfações para você.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.