Newsletter subscribe



Artigos

Adversidade: ou você a ama ou ela te destrói

Posted: 25 de outubro de 2013 às 7:05 am   /   by   /   comments (0)

 

Prof. Marcelo Satin*

Marlício e Fidúcio nasceram no mesmo dia. A propósito, nasceram no mesmo horário e no mesmo parto. Eles eram irmãos gêmeos, o que era notório pela aparência e até mesmo pelas roupas que usavam. Cresceram sob o mesmo teto e debaixo do mesmo amor, foram muito amados pelos pais.

As 16 anos, os dois resolveram tornar-se fisiculturistas profissionais. Queriam se tornar Mr. Olympia, o prêmio máximo no fisiculturismo mundial. O primeiro passo foi matricular-se numa academia.

No primeiro dia, Marlício e Fidúcio malharam muito. Fidúcio saiu realizado, compreendendo que acabara de dar o primeiro passo para o seu sonho.

Marlício saiu indisposto, dolorido e cansado. Não sabia que cansava tanto e que era tão dolorido malhar pesado. Ele não estava disposto a passar pela dor.

Quinze anos depois, Marlício, sentado no sofá, viu com os próprios olhos seu irmão Fidúcio ser premiado e ovacionado mundialmente ao receber o tão sonhado prêmio de Mr. Olympia.

Muitas pessoas associam “qualidade de vida” com “fugir dos problemas e das adversidades” e por isso acabam buscando empregos mais simples, concursos, vida mais pacata. Só que a única certeza que temos neste mundo é que teremos muitos problemas na vida. E, quando terminamos de resolver um problema, o que vem logo em seguida? Outro problema! Por sinal, a palavra problema já é um problema, pois muitas vezes paralisa e desmotiva. Ninguém quer namorar ou contratar uma pessoa que tem muitos problemas. As pessoas gostam de se relacionar com pessoas que possuem desafios. É muito mais motivador! Por isso, a partir de agora, passaremos a compreender que as adversidades são grandes oportunidades de crescimento, ou seja, são desafios que nos estimulam a nos desenvolver.

Pessoas de sucesso são aquelas que não fogem das adversidades, muito pelo contrário, elas se movem em direção ao “medo e a dor” que paralisam os outros. Elas compreendem que as adversidades fazem parte da vida e do percurso ao sucesso e que sem elas não há crescimento pessoal e profissional.

Hoje em dia somos treinados para fugir das adversidades. O GPS nos direciona para longe do trânsito. Pessoas querem fazer pós-graduação, mas não querem fazer a monografia. Profissionais querem ganhar mais, mas não querem ler um livro ou fazer um curso. Indivíduos querem emagrecer, mas não querem acordar cedo para ir à academia ou fechar a boca. Na minha época, se a professora me chamasse a atenção na sala de aula, eu apanhava em casa. Hoje em dia, a professora que fizer isso corre o risco de ser processada pela família do aluno. A adversidade virou a vilã do mundo moderno. Só que é o contrário. Sem adversidade, sem sucesso. Sem adversidade, sem realizações. Ela é necessária para crescermos e nos tornarmos pessoas melhores.

Marlício não queria passar pela adversidade. O sonho de ser fisiculturista era grande, mas o desejo de não passar pela adversidade era maior ainda. O resultado vocês já sabem, mais uma pessoa frustrada na face da terra.

Deixo duas perguntas para você: Qual é o teu sonho? Qual é a adversidade que você está disposto passar e que te ajudará a alcançar o teu sonho?”

Desejo a vocês muitos desafios e muito sucesso!

* Professor Marcelo Sattin www.s2ideias.com.br Professor, palestrante, coach e mágico. Conheça um pouco mais do trabalho no blog: www.magicosattin.com/blog