Newsletter subscribe



Artigos

Amizades no trabalho podem melhorar ambientes

Posted: 22 de julho de 2015 às 8:36 am   /   by   /   comments (0)

Roni Silva*

Uma organização não é formada apenas por estruturas físicas, mas por pessoas, uma composição humana com diferentes opiniões, culturas, educação e modo de agir. Mas mesmo com as grandes barreiras de diferenças, os profissionais acabam fazendo amizades e muitos colegas de trabalho se tornam amigos pessoais.

Muitas organizações ainda acreditam que qualquer tipo de relacionamento deve ser neutralizado em suas dependências, porém com a necessidade de uma gestão cada vez mais humanizada, os relacionamentos estão começando a ser enxergados de outra maneira. Em muitos casos, a amizade e a afinidade entre colaboradores podem ser benéficas para organização. Contudo, mesmo com políticas mais flexíveis, é preciso ter bom senso.

Como se portar?

Ter amigos no ambiente corporativo pode ser um grande incentivo, afinal, melhor do que uma pessoa visando resultados, são duas. A relação deve ser sadia e os assuntos pessoais não devem ser priorizados. Não há nenhum problema em ser amigo e ter uma conversa mais íntima, mas esse e qualquer outro tipo de relacionamento não deve comprometer o rendimento de ambas as partes.

Brigas, ressentimentos e fofocas são atitudes que não são toleradas, lembre-se que além de você e de seu amigo, há várias pessoas ao redor, por isso, é preciso entender qual o momento certo para todo e qualquer comentário. É necessário entender que um profissional é contratado por suas habilidades e competências, mas, na maioria das vezes, é o seu comportamento que o faz ser dispensado.

E as organizações? Como lidar com amizades no ambiente corporativo?

Como já foi abordado, as relações de amizade, se bem conduzidas pelos colaboradores, não prejudicam a organização, pelo contrário, podem até ajudar na obtenção de resultados. Por esse e outros motivos que esses relacionamentos não devem ser desencorajados.

Em média, um profissional passa 8 horas em seu ambiente de trabalho, é impossível não criar laços afetivos com seus colegas de trabalho. Por isso, os gestores devem agir como mediadores destas relações, não interferirem, mas entenderem se essas amizades prejudicam ou beneficiam a organização. Ambos os casos devem ser analisados e tratados.

As amizades no ambiente de trabalho também são uma das principais formas de estabelecer um ambiente agradável e proporcionar um clima mais alegre aos colaboradores. Desta maneira, o aumento de produtividade, motivação e conexão entre as pessoas tende a maximizar os resultados dos profissionais e, consequentemente, das organizações.

*Roni Silva publicou este artigo no portal Carreira&Sucesso da Catho Online.