Artigos
Ano Novo! Vida Nova! Trabalho Novo?
Kalinka Carvalho*
O final do ano se aproxima e somos tomados pelo espirito de renovação. Paramos para refletir sobre a vida, família, amigos e até sobre o trabalho. São muitas perguntas a serem respondidas, mas só quem pode respondê-las é você.
Será que está mesmo na profissão correta? Ganha tanto como deveria? Seu trabalho te dá prazer? Será que poderia ter seu próprio negócio? Você está trabalhando no que gosta? Se você não está satisfeito e acha que poderia ganhar mais, mãos a obra e conquiste seu espaço no mercado. Seguem algumas dicas para se organizar e começar o ano novo de bem com a sua vida profissional:
1º) Planejamento: Planejar consiste em visualizar tudo o que é necessário para se chegar a um objetivo. O que quero do meu futuro profissional? Que empresa gostaria de trabalha? O que me vejo fazendo no futuro? Terei retorno financeiro com isso?
2º) Metas e objetivo: Trace metas. Ao longo de nossa vida, nossos objetivos mudam e devemos rever as metas de tempos em tempos. Crie um objetivo a ser alcançado, estabeleça estratégias para a conquista de cada meta e enfim chegue ao seu objetivo!
3º) Atualize seu currículo e o Linkedin: Mantenha sempre seu currículo atualizado, a cada novo trabalho ou novo curso. Mantenha o currículo tradicional em arquivo de texto pronto a ser enviado para empresas e atualize periodicamente seu Linkedin. Nunca se sabe quem está nos observando, né?
4º) Mídias Sociais: Não precisa ter todas, mas se mantenha em algumas delas. É importante que as pessoas te conheçam. Evite usá-la de forma inadequada, postando fotos sensuais ou curtindo materiais que podem denegrir sua imagem profissional.
5º) Vida Financeira: Saiba como está gastando seu dinheiro. Monte uma planilha de receitas e despesas, controle sua conta bancária e seu cartão de crédito. Você não pode gastar mais do que ganha!
6º) Organização A organização é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Defina o seu método e organize suas coisas.
7º) Agenda: Tenha uma, seja de papel, computador ou celular. Anote seus compromissos e tarefas. Crie prioridade, diferencie o que é importante do que é urgente.
8º) Saúde e Bem-Estar: Concilie vida profissional com o pessoal. Reserve tempo para o lazer e exercite-se.
9º) Proatividade: Em qualquer área de sua vida, exercite a proatividade. Não espere que as coisas aconteçam. Não tente estar certo todo o tempo, aprenda com os erros e crie soluções.
*Kalinka Carvalho, Publicitária, Personal Organizer, Produtora de Eventos e Consultora de Marketing. Escreve para os blogs Papo Universitário e Mercado Executivo.