Newsletter subscribe



Artigos

Atitudes e posturas na pandemia

Posted: 18 de janeiro de 2021 às 10:34 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Como eu costumo ficar observando as posturas e atitudes das pessoas diante de certas situações da vida profissional e pessoal, nessa época de pandemia, não pude deixar de notar algumas, especificamente no caso das vacinas. Vejamos.

1. Muita gente envolvida em uma ação acaba “embolando o meio de campo”. Houve momentos nos quais parecia que as pessoas não sabiam o que estavam fazendo. Autoridades políticas duvidando de autoridades científicas e vice versa.

2. Indecisões, excesso de planejamento. Falta de ação. Quem planeja demais, demora a tomar atitudes. Foram tantas as discussões sobre a eficácia e tal, planejamentos, adiamentos, etc…que certamente acabaram atrasando a ação.

3. Se você não fizer, vem outro e faz. Até por conta do atraso na tomada de decisão, que quem saiu na frente, ganhou o mérito. Como dizemos: É melhor fazer errado do que não fazer.

4. Ego exagerado. Teve quem aproveitou ao máximo o momento para “capitalizar” o feito para a sua vida profissional, campanha política ou pessoal. Naturalmente que, agora, todos querem ser donos da “grande ideia” sobre o produto salvador.

5. Ciúmes. A questão é “por que fulano agiu antes de mim? justo eu que estou em uma posição hierárquica superior”.

Essas são apenas algumas observações e certamente você deve ter outras que tenha feito.

Mas, são situações que acontecem no nosso dia-a-dia e poderiam ser evitadas na busca de uma melhor produtividade. Eu mesmo convivi com essas situações durante a minha vida profissional. E você?

*Nelson Fukuyama é Fundador e Gestor do Dicas Profissionais, para o qual escreve artigos com base em suas experiências profissionais.

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay