Newsletter subscribe



Artigos

Atividade extracurricular nas férias

Posted: 8 de junho de 2017 às 7:00 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Há pouco tempo atrás escrevi um artigo sobre a importância para os profissionais participarem de atividades extracurriculares que, se bem escolhidas, podem ajudar a complementar e aperfeiçoar suas habilidades e capacidades.

Um bom período para isso são as férias de meio de ano. Muitos estão em férias em seus cursos superiores e extensão, outros estão em período de férias de trabalho. Além de aproveitarem os momentos para lazer pessoal, podem também dispor de algum tempo para se dedicarem a alguma atividade extra.

Os profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho e que começam de fato a ter contato com a realidade da profissão, podem participar de uma atividade extra que certamente o ajudará a incrementar os seus ensinamentos. Vejamos algumas atividades bastante interessantes.

Cursos livres. Pode ser um curso ligado à carreira ou não. Exemplo, para um profissional da área de jornalismo, por exemplo, que precisa e gosta de estar sempre “antenado”, um curso extra de interesse pode ser jornalismo científico, jornalismo esportivo, jornalismo digital, jornalismo social, jornalismo para a televisão, que podem ser ministrados por diferentes instituições, em formatos diversos. A preferência pode ser também por um curso relacionado a alguma atividade totalmente diversa da sua profissão; um curso de paraquedismo, por exemplo, para quem gosta de emoção, claro, e nesse sentido há diversas atividades em oferta.

Para quem por algum motivo tem dificuldade em conciliar o tempo disponível, há a opção de participar de atividades à distância. Muitas instituições disponibilizam seus cursos livres via internet, que trazem inúmeros benefícios já que o participante pode participar em horários de sua conveniência e assim gerenciar o seu tempo de aprendizado. Bons exemplos de cursos são etiqueta profissional, mídias eletrônicas, redação, que são temas bastante procurados e exigidos nos dias atuais.

Seminários, oficinas, workshops. Essas atividades costumam ser promovidas por órgãos de sua categoria e visam incrementar o intercambio de conhecimento e ajudam a ampliar o seu networking.

Conhecimento de idioma estrangeiro é outra atividade extra bem procurada nesse período. Quem tem condições de tempo e dinheiro pode participar de um curso de idioma estrangeiro em outros países ou até de um curso de imersão, que muito ajudará a aumentar a suas chances profissionais e lembrando que poderá incrementar também a sua vida acadêmica, uma vez que muitos conteúdos dos cursos pós exigem domínio de um idioma estrangeiro.

Atividades sociais. Realizadas para promover o trabalho dentro de comunidades carentes elas estão disponibilizadas na grande maioria de nossas cidades. Envolver-se em uma atividade assim pode dar um outro sentido à vida.

Como se pode ver, existem diversas atividades extras que podem ser de interesse. Assim, um profissional, em formação ou mesmo com grande experiência de carreira, deve buscar aquele que melhor lhe convenha e que pode lhe trazer retorno em sua vida e carreira, ainda que por ora possam exigir uma disposição e até despender esforços adicionais como tempo e dinheiro para investimento em sua profissão. E quando voltar às suas atividades normais do dia a dia ele sentirá que investiu seu tempo em atividade que lhe fizeram muito bem tanto pessoal quanto profissionalmente.

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).