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Atualmente está muito mais fácil tornar-se CEO

Posted: 31 de outubro de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Se você ainda está no caminho para atingir o posto mais alto da hierarquia de uma organização e tem passado por momentos terríveis na tentativa de acertar e atingir suas metas, eu aconselho a rever os seus conceitos.

Pois é. Parece que há algum tempo a ideia de se tornar um CEO não prevê grandes sacrifícios por parte do candidato. Pelo contrário, parece que basta um passe de mágica.

No caso, um bixo, o calouro, o estudante ainda com cheiro de tinta dos trotes de determinadas instituições já vem sendo mostrado em algumas campanhas publicitárias de universidades como o profissional já todo “empoderado”, ocupando postos de comando em empresas e ressaltando que ele chegara àquele posto graças a capacidade da instituição.

Para esse candidato, de acordo com a publicidade dos outdoors espalhados pelo país, fica ainda a possibilidade de se tornar um profissional de sucesso como artistas e atletas destacados em sua área, e repetir o orgulho de ter conseguido atingir o seu sucesso graças também a qualidade da instituição que o patrocina.

Outro exemplo de como é fácil e rápido chegar ao topo da pirâmide é aquela de alguns realities que passam meses realizando testes, ou verdadeiras maratonas, utilizando candidatos a dirigentes de empresas. Após todo esforço, e ao fim do programa, em grande estilo, um é selecionado, mas nem sempre pela capacitação técnica que teve que demonstrar no curso do programa, mas sim por uma característica sua geralmente uma mais subjetiva.

Ainda, é comum ver empresas selecionando estudantes de várias áreas de conhecimento para se tornarem CEOs por um dia. Sim, os escolhidos passarão um dia inteiro ao lado de verdadeiros CEOs para saberem como eles administram sua empresa. Como se pudesse acreditar que um dia inteiro ao lado de alguém com bom desempenho seja suficiente para levar o estudante ao topo em sua carreira.

Mas, de tudo, o que eu vi hoje em uma campanha me pareceu longe demais.

Uma estudante de ensino médio, candidata ao ENEM, é mostrada como uma dirigente top de uma empresa, agradecendo os seus colegas da alta gerência, pelo apoio decisivo para ela ter chegado ao posto.

Ainda bem que ela acordou com o seu pai balançando-a e avisando que ela deveria se apressar para não chegar atrasada para a prova.

Eu entendo que isso tudo que escrevi faz parte do show.

Mas, alguém precisa avisar a todos os candidatos que há todo um processo e tempo para se chegar ao topo. Enem é uma etapa, que continua na verdadeira disputa de uma vaga no vestibular, que se segue com os desafios de acompanhar o curso e não abandoná-lo. E daí vem os processos de seleção para os programas de estágio e trainee e tudo o mais que vem pela frente, sem contar os escorregões e as puxadas de tapete.

Como diz o ditado: quem avisa, amigo é. Quantas desilusões serão eliminadas do caminho de quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).