Newsletter subscribe



Artigos

Ausência de preparo para morar no exterior pode transformar sonho de sucesso em pesadelo

Posted: 1 de setembro de 2010 às 12:00 pm   /   by   /   comments (0)

* Sociedade Brasileira de Coaching

Inexistência de planejamento pessoal e profissional e velhos paradigmas são os principais inimigos dos brasileiros que resolvem tentar a sorte, se aventurando no exterior, em busca de melhores condições de vida e oportunidades econômicas. “Isso ocorre, porque muitos não se atentam para as condições e a conjuntura de seu próprio país”, revela o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta.

Segundo da Matta, grande parte destas pessoas não se dá conta de que o Brasil está em um processo de crescimento contínuo, com cada vez mais oportunidades de emprego, e abandonam seus lares, familiares e amigos em busca de um sonho, que muitas vezes se transforma pesadelo, devido a diversos fatores, como saudades, rejeição, preconceito, desânimo, entre outros. “Hoje, nosso País apresenta uma taxa de desemprego menor do que a dos EUA (segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,5%, enquanto nos EUA esta taxa chegou a 10,2%). Contudo, mesmo neste cenário, muitos continuam a ir morar no exterior para viver em situação migratória irregular e trabalhar em subempregos, pois ainda mantém a ideia ilusória de que no exterior há mais oportunidades do que em sua própria nação”, diz o presidente da SBC.

Para não passar por experiências desagradáveis, o especialista indica o planejamento de ações e a definição de estratégias claras, visando o alcance de objetivos concretos, para que não haja surpresa ao desembarcar em solo estrangeiro.

“É importante lembrar que trabalhar em um país de forma ilegal é extremamente difícil, assim como retornar à sua nação de origem após anos de trabalho no exterior, uma vez que as duas situações fazem com que a pessoa se sinta deslocada da sociedade”, alerta.

Dados do mercado

O número de imigrantes brasileiros é cada vez mais alto. O destino preferido continua sendo os Estados Unidos, mesmo com o aumento da procura por cidades européias. O perfil da maioria dos imigrantes é: jovens de classe média, com 2º grau completo.

Segundo pesquisas, as pessoas que fazem planos, sobretudo no mundo dos negócios, têm quase duas vezes mais chances de crescer com sucesso do que aqueles que não elaboram este mesmo plano.

 

* Sociedade Brasileira de Coaching* (www.sbcoaching.com.br) é o maior centro de referência em coaching no Brasil, possui tradição, experiência e a confiança em oferecer metodologia exclusiva e a mais aceita mundialmente. O conteúdo programático oferecido pela SBC® é resultado extraído do mais primoroso estudo e dedicação dos maiores especialistas de Coaching do mundo.