Newsletter subscribe



Artigos

Bom dia, como vai?

Posted: 16 de junho de 2017 às 10:30 am   /   by   /   comments (0)

Marco Fabossi*

Certa feita, em um desses dias de caos nos aeroportos, depois de passar um bom tempo na fila do check-in, fui atendido por uma jovem que parecia não estar muito satisfeita.

Assim que cheguei ao balcão e percebi sua expressão, cumprimentei-a com um efusivo “Bom dia, como vai?” (como normalmente faço).

E passando os olhos por toda aquela confusão, respondeu com certo sarcasmo:

– Em relação a que?

E instintivamente eu lhe disse:

– Em relação às pessoas que estão desempregadas, que não têm onde morar, que não têm o que comer, que foram abandonadas, que não têm saúde para trabalhar, como vai?

Ela me olhou por alguns segundos, sorriu e respondeu:

– Estou muito bem. Obrigada por me lembrar disso.

A partir daquele momento aquela jovem mudou a sua forma de encarar o seu dia e toda aquela situação.

A vida é muito curta para ser pequena. Ainda que existam várias situações que nos desagradam, existem muitas outras que nos alegram, entre elas o fato de estarmos vivos, porque aqueles que já morreram são os únicos que não podem fazer mais nada por suas vidas. Se você está lendo este texto, você é um privilegiado.

A motivação é uma escolha.

Estar motivado é escolher o bom humor, que ativa o sistema imunológico, em vez do mau humor, que atrai doenças e afasta as pessoas.

É escolher a gratidão ao invés da lamentação, porque ninguém suporta ficar muito tempo perto de uma pessoa que vive se lamentando da vida.

É escolher viver o hoje ao invés de se prender ao passado ou viver preocupado com o amanhã.

Estar motivado é escolher calma e tranquilidade ao invés do estresse e nervosismo. É escolher estar na correria do mundo, mas não trazer essa agitação para seu mundo e para o seu lar.

É escolher a compreensão em vez do julgamento, o perdão ao invés da mágoa, a doçura ao invés da amargura e rispidez.

É escolher ser feliz sem temer, de vez em quando, passar por momentos tristes em vez de ser triste e de vez quando passar por momentos felizes.

É escolher olhar a situação de vários ângulos, e encontrar e preferir um ângulo positivo. É escolher levar alegria e amor aos outros.

Estar motivado é escolher viver com um propósito, ao invés de simplesmente existir.

Um grande abraço,

*Marco Fabossi, Sócio-diretor da Crescimentum – Alta Performance em Liderança, é Conferencista, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em Liderança e Coaching. Graduado pela FEI, com especialização e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Autor do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”. Criador e Mantenedor do Blog da Liderança www.blogdofabossi.com.br