Brilho nos olhos! Você tem?

Nelson Fukuyama*

Várias vezes durante a minha carreira profissional eu tive a oportunidade de conhecer pessoas, profissionais, que me impressionaram por uma qualidade: elas demonstravam tanto interesse no assunto que estava sendo tratado que os seus olhos brilhavam de satisfação.

Tem gente que é assim mesmo. Ainda que o assunto discutido não seja dos mais agradáveis, eles sempre demonstram essa qualidade de “brilho nos olhos”. Ao falarem com entusiasmo, satisfação, dando sugestões, com abertura e disponibilidade, eles não apenas estão tornando um encontro mais simpático como também estão colaborando para que você tenha outra visão sobre aquilo que está sendo discutido.

É uma qualidade que pode ser bastante útil para quem trabalha no contato com o público. Experimente falar com os atendentes de certas lojas de um shopping sobre um equipamento eletrônico que deseja comprar. Se ele tiver esse “brilho nos olhos”, vai, com entusiasmo, explicar tantos detalhes para você, e até apresentar alternativas que poderão fazer com que você mude de idéia sobre o produto que deseja realmente comprar.

Isso pode acontecer até mesmo se o contato for por telefone. Você liga, por exemplo, para um serviço de atendimento ao consumidor para reclamar de algum serviço que não foi prestado, ou alguma mercadoria que não foi entregue. Se tiver a chance de conversar com um desses profissionais que têm “o brilho nos olhos” você vai ficar bem impressionado porque ele, além de te ouvir com atenção, irá resolver o seu problema e mais, lhe dará uma explicação tão honesta e valiosa sobre o serviço e produto que lhe foi vendido, que você poderá até fazer um upgrade deles, sem grandes custos. Você, além de dar uma nota de avaliação super favorável ao atendimento, poderá até recomendar esse serviço e produto para outras pessoas pelo simples fato de ter ficado impressionado com o atendimento daquele profissional.

Como se pode ver, trabalhar com entusiasmo é uma qualidade que deve ser incorporada à sua vida profissional e poderá ser um fator diferencial para lhe dar sucesso na sua profissão e carreira.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.


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