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By pass: você sabe o que é e como evitar no trabalho?

Posted: 15 de setembro de 2011 às 7:22 pm   /   by   /   comments (0)

 Por Nelson Fukuyama

O “by pass” acontece geralmente quando você ignora o seu superior na hierarquia de uma organização, por diferentes motivos. Veja alguns exemplos a seguir.

Um. Você começa a pensar que superior não tem competência profissional e técnica para ocupar o cargo devido a falhas técnicas ou compostura pessoal.
Outro. Seu superior delegou muitas tarefas para você e deixou de acompanhar aquilo que você faz. Agora você está no controle de diversas funções importantes dentro da organização e sente que ele não é mais necessário no seu dia a dia.
Outro. Alguém dentro da organização prefere falar apenas com você, por algum motivo, e deixa seu superior de lado.
Outro. Seu superior está em processo de “fritura” dentro da organização e a alta cúpula deseja dar o cargo dele para você.
Enfim, o motivo mais sem fundamento. Muitos colegas fazem comentários maldosos sobre o seu superior e dizem que preferem você a ele.
Por qualquer dos motivos acima ou de outros tantos, você percebe que está em uma encruzilhada. Como agir em situações em que você é tentado a “passar por cima” de seu superior?
Deixe-me falar de uma experiência própria. Estava trabalhando em uma empresa multinacional, para a qual havia sido contratado por um amigo, após ter executado uma tarefa anterior para tal empresa, sendo confirmado no cargo com mérito. Após vários meses pude perceber que havia uma certa indisposição de muita gente contra o meu superior e amigo.
A situação começou a ficar ainda mais delicada quando, em uma viagem a trabalho no exterior, fui sondado sobre minhas pretensões para ascensão profissional dentro da organização. Fui informado de que ao voltar ao país assumiria as funções de meu superior em termos de reporte a uma determinada divisão de negócios. Eu sempre disse que tal mudança deveria ser discutida antes com meu superior e amigo.
E não é que ao voltar tive a surpresa de ser chamado para uma reunião com os dois presidentes das divisões junto com meu superior para sermos questionados quanto ao fato de que a partir daquela data eu passasse a responder diretamente à diretoria no exterior.
Como eu reagi na hora? Como sempre, eu disse que qualquer mudança nas minhas funções deveriam ser discutidas e também concordadas pelo meu superior.
Como foi a reação de meu superior? Apesar de tudo o que falei na hora para dizer que sempre respeitei sua posição, a única coisa que ele disse foi que eu ia ver o resultado de querer “fazer gracinha encima dele”. Ele deixou a sala sem falar comigo e nos dois dias seguintes não consegui mais falar com ele.
Por vários motivos, resolvi pedir minha demissão da organização. Foi quando o presidente, em meio a sua viagem para seu país natal, me ligou dizendo-se surpreso com minha atitude e que eu deveria reconsiderar porque ele tinha planos para mim. Eu agradeci sua atenção e disse que não voltaria atrás porque meu superior seria mais importante para a organização naquele momento do que eu. E assim foi. E não me arrependo da minha atitude e consideração com meu superior. Infelizmente perdi o cargo e também o amigo.
Como você reagiria em uma situação dessas? Para mim, a decisão de deixar a organização teve fundamentos. Em muitos casos como esses que acontecem no dia a dia parece que nem todos sabem lidar e gerenciar para que não ocorram perdas para ninguém. Quem sabe uma boa conversa possa ser uma solução para esclarecer mal-entendidos.
* Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais. www.dicasprofissionais.com.br