Newsletter subscribe



Artigos

Carreira multifuncional: um importante passo rumo à Liderança

Posted: 13 de julho de 2016 às 8:30 pm   /   by   /   comments (0)

Andrea Clemente*

O incentivo à melhoria na trajetória profissional dos colaboradores acompanha o dinamismo do cenário em que a empresa atua. Diversos são os desafios propostos às equipes para garantir a oferta de soluções inovadoras que impactem positivamente o negócio. Logo, analisando o histórico destes colaboradores, bem como as habilidades na execução de tarefas e capacidade de aprender é possível promover um crescimento multifacetado, que permite o trabalho em diversas áreas, independente da formação principal.

Nesta linha, todo o aprendizado adquirido na função exercida pelo funcionário se caracteriza como parte da cultura organizacional da empresa. Pensamos de forma criteriosa no momento em que realizamos movimentações internas. O objetivo é aliar as necessidades do negócio às aspirações das pessoas que fazem estratégias brilhantes acontecerem. Por isso, no nosso caso, a Whirlpool se baseia em seu Modelo de Liderança e na meritocracia para concretizar estas mudanças.

Apenas em 2015, a companhia contou com aproximadamente 10 mil movimentações internas – verticais e horizontais -, em níveis operacionais, administrativos, chefia, gerência e gerência-geral.

Para conquistar um avanço na carreira multifuncional oferecida pela Whirlpool, o colaborador utiliza, em parceria com seu gestor ferramentas específicas, sendo algumas delas o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e os feedbacks formais e informais. Ao ingressar na Whirlpool, o profissional estrutura o PDI endereçando o que precisa e deseja desenvolver, como também descreve os pontos fortes de seu perfil, com o intuito de alavancá-los ainda mais. Feito isso, os feedbacks funcionam como análises e reforços rumo aos resultados almejados.

O próximo passo na companhia é conhecido como Planejamento Sucessório e nele são identificados os colaboradores com entregas diferenciadas em suas funções e com grande potencial de liderança. Porém, diferentemente do Plano de Desenvolvimento Individual, onde somente o gestor e o funcionário identificam melhorias e oportunidades de desenvolvimento, este é realizado de forma colegiada pelo nível hierárquico imediatamente superior ao grupo avaliado. Os resultados na gestão de pessoas, a partir das ferramentas apresentadas, não poderiam ser melhores. O índice de aproveitamento interno atualmente é de 82% entre os executivos, o atual presidente da companhia assumiu o cargo após passar por este processo e cerca de 80% dos gerentes e diretores estão há, pelo menos, cinco anos na Whirlpool.

Além deste cuidado com metas pessoais e escolhas colegiadas para sucessão, a empresa possui programas de treinamento e capacitações direcionadas, entre eles se destacam a Escola de Líderes, Super 100 (desenvolvimento do público horista), mentoring e coaching executivos, debates guiados por líderes sêniores e cursos disponibilizados na Universidade Whirlpool, que conta com cinco academias: Academia Whirlpool, Academia Funcional, Academia de Negócios, Academia de Liderança e Academia de Six Sigma. Todos os programas oferecidos, para cada nível ou função, na Universidade Whirlpool são elaborados em parceria com instituições e consultorias especializadas em educação, ou ministrados por multiplicadores internos.

*Andrea Clemente é Diretora Sênior de Recursos Humanos da Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.