Newsletter subscribe



Artigos

Cinco ideias geniais da Fabi, estagiária de sucesso

Posted: 4 de abril de 2014 às 8:14 am   /   by   /   comments (0)

 

José Luiz Tejon Megido*

A Fabiana, chamada por todos de Fabi, se transformou numa estagiária de sucesso. A mais notória quando na empresa se analisavam os “YBP” – Young Bright People, os jovens brilhantes, e no caso da Fabi, uma super jovem.

Fabi é da geração “TWENTYIN” já ultrapassando a fase “teen”, mas chegandinha nos vinte. E vejo essa turma dos 20, com novo software, nada a ver com os Y’s, e ainda não justamente e corretamente identificados nos radares dos que amam falar das gerações no trabalho. Aliás, conheço a Dona Genoveva, da geração 7even4ever, mais de 70 que tem um espírito, uma alma e uma atitude muito igualzinha à nossa Fabi, a estagiária de sucesso.

Observando Fabi, detecto cinco grandes dicas, cinco ideias geniais para todo estagiário perseguir:

1 – A Fabi não quer ser a gerente ou a diretora da empresa, ela quer somente ser a estagiária mais competente e lembrada da empresa. Muito inteligente, pois se não sabe ser estagiária, como vai aprender a ser executiva de alto nível? Tudo a seu tempo. Parabéns Fabi.

2 – A Fabi ao mesmo tempo em que tem como foco ser uma tremenda estagiária, vive plena de curiosidades. Fabi, a curiosa. Quer saber tudo, de onde vem e para onde vai. Fabi guarda a alma da criança, adora conhecer os jogos e ama aprender jogos novos. E ao fazer isso, aproveita para aprender sem o peso da responsabilidade do gestor. Parabéns Fabi.

3 – A Fabi não arruma confusão, não entra em “brigas de rua” empresariais, e age como uma autêntica e fiel intérprete da coisa de “como fazer amigos e influenciar pessoas”. Sem nunca ter lido o célebre Dale Carnegie. Encrenca e briga só com os irmãos em casa. Empresa é pra se dar bem. Parabéns Fabi.

4 – A Fabi tem alguma coisa de especial. Toda vez que ela cruza com o gerente financeiro, ou mesmo o diretor financeiro, o CFO da empresa, ela não tem vergonha, e tasca perguntas curiosas como: “E aí, Dr. Eduardo, ganhamos mais dinheiro ou não neste mês, e por quê?“. Observo que o pessoal não se incomoda e termina por dar explicações rápidas mas elucidativas para a Fabi. Com isso, essa menina prodígio vai aprendendo desde cedo algo vital nas companhias: como se perde e como se ganha dinheiro aqui! Parabéns Fabi.

5 – E na quinta ideia genial da Fabi, ela criou a “pré-balada dos estagiários”. Toda sexta feira, antes do final do expediente da moçadinha, conseguiu com o RH um lanche de final de semana, onde por 30 minutos os estagiários se encontram na sala de convivência, curtem um lanchinho manero, falam das curtições do final de semana, e cada um fala para os outros os lances legais que aprendeu na semana anterior.

Parabéns Fabi, você não precisa almejar ser alta executiva da organização, você não precisa sonhar com uma grande carreira, sabe por quê? Simples, porque você já faz aqui, agora, no presente, a criação do futuro. E o presente revela dentro dele, o resultado do futuro. Quem já é, assegura 90% do vir a ser. Os outros 10% ficam por conta do invisível. Boa sorte Fabi!

*Jose Luiz Tejon Megido www.tejon.com.br/Sobre.aspx eleito um dos cinco palestrantes mais renomados do ano pelo prêmio Top of Mind Estadão RH 2011. Professor, Jornalista, Executivo, Autor e Co-Autor de 27 livros é Colunista do Blog Cabeça de Líder da Revista Exame onde este artigo foi publicado.