Newsletter subscribe



Artigos

Ciúmes de Você?

Posted: 17 de agosto de 2017 às 3:30 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Parece letra de música isso, não é verdade? Mas, quem pensa que não existe ciúme no ambiente no trabalho está enganado. Afinal, quantos já passaram por essa situação e amargaram grandes dores de cabeça. Ou estão pagando o mico por causa de ciúme. Brincadeira não é mesmo?

Mas, como acontece esse sentimento dentro do ambiente do trabalho?

Basta você se sobressair um pouquinho naquela tarefa que você está fazendo, que aquela pessoa que até então era sua grande amiga, vira a cara para você! Te evita!

Basta você preparar algum trabalho melhor que o seu chefe, e pronto! Lá vem represália…

Basta falar um pouquinho mais numa reunião que você teve com seu chefe, e pronto! Lá vem beicinho…

Basta você receber um elogio de um superior sobre alguma coisa que você produziu diferente…e pronto!

E se o elogio for uma promoção ou aumento de salário? xiiii. Pior ainda! É capaz de ouvir algum comentário desse tipo: “Ah! É? Você está querendo ser muito espertinho comigo? Vai ver só!”.

E como conviver com coisas assim dentro do ambiente de trabalho? Desistir? Não. Veja algumas saídas:

1- Haja com habilidade. Com habilidade, a gente sempre consegue acalmar, pelo menos a ira do ciúme de seus colegas e superiores que, não por sua culpa, acabam se metendo nessa situação.

2- Converse com eles. Mostre sempre que seu objetivo é que a empresa cresça. Que a sua área e equipe se destaquem.

3- Nunca perca de vista os seus objetivos pessoais dentro da sua área e da sua empresa. É preciso muita calma nessas horas de ciúme para não “chutar o balde”.

4- Saiba que se não for nessa área ou nessa empresa, você sempre terá que enfrentar o ciúme de alguma pessoa.

5- Vá em frente!

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.