Newsletter subscribe



Artigos

Aprenda a colocar em prática aquilo que você ouve e lê

Posted: 22 de maio de 2016 às 11:44 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

É interessante observar como as pessoas parecem viver correndo atrás de frases de efeito para a sua vida. Quanto mais tem mais “precisam” ter. Muito se lê, muito se ouve, mas não aplicam no seu dia-a-dia o que leem e ouvem. Vejam alguns exemplos.

Na vida espiritual, muitos cristãos vivem dizendo com orgulho que já leram a Bíblia inteira, por diversas vezes. É claro que é importante ler a Bíblia inteira por várias vezes até porque a cada leitura você pode ter uma outra visão do que foi escrito, mas será que não seria mais útil escolher e aplicar apenas um mandamento que foi deixado por Jesus Cristo como o mais importante de todos os mandamentos que é “ama ao próximo como a ti mesmo”?

No campo de leitura é a mesma coisa, as pessoas vivem lendo livros e mais livros sobre temas diversos. Será que estão aplicando um mínimo que seja do que leem em sua vida diária. Tome como exemplo, um clássico como o Pequeno Príncipe. Muitos se lembram de “você é responsável por tudo aquilo que cativa”.  Se essa frase fosse aplicada no dia-a-dia será que teríamos tantas separações e mal-entendidos?

Nem poderia deixar de falar sobre a quantidade de convenções, palestras, cursos, workshops e oficinas que o profissional faz questão de participar, durante os quais ouve uma quantidade considerável de informações. Mal acabam de sair de um evento e já tem dez outros programados para participar. Será que aplicam o que ouvem ou participam dessas atividades só para acumular conhecimentos que nunca serão aplicados?

Será que isso está acontecendo também com você?

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.