Newsletter subscribe



Artigos

Como Acabar Suas Limitações da Inibição e Timidez no Trabalho

Posted: 9 de junho de 2015 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Leôncio Bejamin*

É comum encontrarmos pessoas inibidas e tímidas em diversas partes seja no meio profissional e social. Uma característica pessoal que pode as vezes atrapalhar a vida profissional se não for trabalhada um meio para quebrar algumas barreiras. Veja aqui nesse post como fazer isso.

Talvez seja seu caso numa reunião ou encontro com os amigos, não consegue expor suas ideias, opiniões, porque fica ansioso, o coração acelera, as mãos suam, quando fala gagueja, dar um branco das ideias.

Não que a timidez seja um mal crônico e seja um mau comportamento, vejo diversos profissionais em variadas áreas se dando muito bem no que fazem, mas acredito que tiveram que quebrar várias barreiras para serem bem sucedido no que fazem.

O que já li a respeito desse assunto sobre a inibição e timidez no trabalho, foi de especialistas aconselharem que a pessoa com essas características, encontre meios que possa aos poucos ir praticando e quebrando algumas barreiras.

Saiba como quebrar barreiras que limitam você de se expor.

Faça um treinamento diário simples, começando com quem você tem mais afinidade, como por exemplo entre amigos e familiares, no meio de um bate papo informal dando sua opinião, sugestão, dar ideias, e outras que você sentir-se inseguro de falar numa reunião mais formal como na empresa que trabalha.

Eu mesmo já passei por essa situação de insegurança de se expressar, não sei se era inibição ou timidez, só sei que acabei aos poucos com algumas limitações que tinha, embora saiba que ainda tenho que superar algumas.

E foi encontrando meios, que pudesse acabar com minhas limitações, que conseguir realizar vários planos profissionais e pessoais.

Nunca perdi as esperanças em querer realizar meus objetivos profissionais. Mas sabia que precisava acabar com minhas limitações, que me prendiam de colocar e expor minhas ideias, sem se preocupar que os outros iriam falar.

Perca o medo e tire lição de aprendizado

Uma verdade é o medo, assim como tive, e acho que muitos também as vezes passam por isso, é de receber um não nas suas ideias, opiniões e sugestões. É o medo de se expressar e ser censurado e deixar numa situação desagradável, eu também passei por isso.

Mas tirava as vezes proveito de algumas situações de aprendizado para mim, quando recebia um não, era mais uma lição para amadurecer, aprendendo que tinha que me expor se não nunca conseguiria o que tenho hoje como conhecimentos profissionais e bens materiais – como falei meu inicio de carreira num post anterior.

E repito: não que a timidez seja um problema crônico, como muita gente acha e perde muitas oportunidades por pensar que sua característica é sempre assim e deve ser assim, e digo que é um grande engano em pensar dessa forma, qualquer um pode também quebrar seus limites. Basta querer e seguir os conselhos como já contei e vamos ver logo em seguida outros.

Sua decisão pode ser importante expresse-a

O mercado de trabalho está muito exigente, precisa de profissionais proativo e dinâmicos se não fica fadado a perder as oportunidades, as chances de ser visto como um colaborador que quer crescer junto com a empresa.

Como minha sugestão e experiência própria no mercado de trabalho, tente aos poucos impondo suas ideias de melhoramento junto a seu gerente, embora ele não concorde, mas pelo menos, se ele for um bom profissional vai entender que você tem visão e intenção de ajudar.

E você com o tempo vai perdendo a inibição e timidez de falar e colocar suas ideias, até mesmo numa reunião de negócios quando sua decisão pode ser fundamental.

No mercado de trabalho sabemos que as oportunidades estão pra todos e não é porque temos certas limitações que vamos ficar pra trás, ou melhor, quem tem que ficar pra trás, bem longe no passado são nossas limitações, assim como as minhas ficaram.

Encontre outros meios de acabar com a inibição e fique mais confiante

Lembro que também para acabar com minhas limitações tive que me empenhar em conhecer pessoas novas, onde andava tentava praticar um bate papo informal.

Falando com gente nova em cursos, seminários, palestras, mesmo em locais públicos por exemplo em ponto de ônibus. Sempre praticando e acabando aos poucos com as barreiras das limitações.

Numa oportunidade que tive, fiz até teatro, diziam que era muito bom para acabar com a inibição e timidez, ou pra quem tinha uma acentuada timidez, e fui lá fazer. E comprovadamente era verdade, e mais uma vez melhorei meu desempenho em comunicar sem nervosismo, gagueira, suadeira, e agora mais firme e confiante.

É verdade também que muita gente fala com firmeza e confiança, porque não se preocupa com que outras pessoas vão comentar.

Assim como existem pessoas que ficam com medo de dar sua opinião pensando no quê os outros vão comentar. Isso lembra muito no tempo de escola, a gente não falava com medo dos colegas zombarem da nossa opinião ou pergunta.

E esse medo, inibição e timidez acabam nos acompanhando até nos dias atuais no nosso trabalho, que não agrega nada na nossa vida profissional, pelo contrario acabamos perdendo as oportunidades, pelo simples fato de não por nossas ideias.

Diria para você que passa por esses problemas de medo de colocar sua opinião, inibição e timidez, é começar hoje mesmo treinando essas técnicas que vimos – se posso dizer assim – para não perder as oportunidades de ser reconhecido no meio social e profissional.

*Leôncio Bejamin é Graduado em Administração, pela Faculdade de Porto Velho – FIP, hoje conhecida por Faculdade Porto, certificação de qualidade FGV – em Administração. Este artigo foi publicado anteriormente em http://bit.ly/1KeWadX