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Como arrasar em uma entrevista de emprego?

Posted: 21 de setembro de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Roni Silva*

Não adianta, o profissional pode fazer 3, 7, dez entrevistas, mesmo que em períodos curtos uma entre outra, a ansiedade é sempre alta e cada experiência é diferente da outra. Mas será que existe um conjunto de ações que faz um candidato arrasar em todas as entrevistas que participa? Sim, existe! A princípio é preciso entender que sua postura deve ser sempre de protagonista da situação. “Aprender a se colocar no papel de protagonista e pensar que a entrevista é deles, mas é também sua e que o relacionamento é de ambos, é fator que dá poder ao candidato”, explica a coach Alana Trauczynski.

Outra dica importante para toda e qualquer entrevista é ser um bom ouvinte acima de tudo. Ao ouvir o recrutador atentamente e outros possíveis entrevistados, o candidato entende qual deve ser a postura e o que e como falar. O recrutador pode ser mais sério, amigável, curioso e com estas informações é possível moldar a sua postura e se impor de maneira mais objetiva durante a entrevista, seja ela qual for.

Ter postura e confiança também deve ser prioridade. Fazer cara de perdedor ou coitadinho já faz mal para a imagem do candidato. O semblante do candidato pode modificar o humor e a vontade do recrutador. Um sorriso, uma postura de vencedor cativa e abre muito mais portas que a situação contrária.

Confira, na sequência, outras dicas práticas para que você arrase na entrevista que a coaching Alana formulou.

1 – Pesquise, pesquise e pesquise

Após o primeiro contato com a organização já inicie suas pesquisas. Entenda tudo sobre a organização, seu segmento, história, produtos e/ou serviços. Qualquer informação é válida. Médias salariais, quais são as atribuições do cargo. Pesquise, pesquisou, pesquise mais e chegue mais preparado para entrevista.

2 – Saiba quem será o entrevistador

Provavelmente você receberá o nome do recrutador que irá te entrevistar. Vá atrás de informações sobre esta pessoa. Tome cuidado para não ser invasivo. Pesquise informações públicas, mas não tente se conectar, adicionar a pessoa.

3 – Saiba contar a sua história profissional

O recrutador quer e precisa saber da sua vida, mas tudo será relacionado a sua vida profissional, portanto saiba como contar a sua história. Quais suas conquistas? Como superou desafios? O que aprendeu durante a vida que contribuiu para sua carreira? Lembre-se seja protagonista.

4 – Mostre interesse

Faça perguntas, anote dúvidas, mostre e esteja interessado, isso conta muitos pontos. Não saia da entrevista com dúvidas, mas relembrando que você deve ser um bom ouvinte, tenha certeza do que irá perguntar. Se o recrutador disse que o salário ainda não está fechado, por exemplo, não pergunte sobre o valor novamente.

*Roni Silva é Jornalista e publicou este artigo para o portal Carreira&Sucesso da Catho.