Newsletter subscribe



Artigos

Como conseguir um emprego?

Posted: 11 de dezembro de 2008 às 6:39 pm   /   by   /   comments (0)

*Por Mariana Parizotto

O desemprego é um dos problemas que mais atinge os brasileiros. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de outubro de 2008, que investigou as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo horizonte, Rio de janeiro, São Paulo e Porto Alegre, hoje há 1,8 milhão de pessoas sem emprego.

Porém, o cenário pode ficar mais animador. O mercado está aquecido pelas vagas temporárias, que são um eficiente meio de conseguir um trabalho efetivo.

Como o momento é muito propício para a recolocação profissional – não só por conta das contratações temporárias como também pela oferta de trabalho de dezembro e do começo do ano – a equipe do Dicas selecionou algumas condutas e regras fundamentais para aqueles que estão buscando o sonhado emprego.

1. Planejamento: O primeiro passo é, sem dúvida, o planejamento. Todas as sua ações devem ser direcionadas a partir de um planejamento baseado no foco, empenho e organização. Pesquise as empresas, as vagas disponíveis, agências de recolocação e defina seu alvo, com base no seu objetivo profissional. Fique atento às oportunidades. Aproveite cada hora do seu dia dedicando-se a esta nova tarefa: a procura por um emprego.

2. Motivação: A motivação é outro fator que faz toda a diferença. Procurar emprego demanda esforço e persistência, por isso não há espaço atitudes negativas. A automotivação depende de cada um e é uma ferramenta essencial para que a pessoa busque realmente o que acredita e deseja. Não deixe o desânimo bloquear suas ações.

3. Currículo: Agora chegou um dos momentos mais cruciais: a elaboração e utilização do Curriculum Vitae. Muitas pessoas nem se quer chegam a disputar uma vaga exatamente por causa de currículos mal estruturados (Clique aqui e confira passo a passo a elaboração de um currículo). O CV serve para que o candidato venda sua imagem e sua experiência e assim seja escolhido para participar de processos de seleção. Uma boa opção é enviar seu CV para a seção Seu Currículo, onde damos sugestões de melhorias no conteúdo, organização e formato.

Depois que o currículo estiver pronto e revisado é o momento de enviá-lo. Você tem o nome de uma pessoa a quem encaminhá-lo? Isso aumenta suas chances de encontrar uma oportunidade para uma entrevista. Não se esqueça que as empresas recebem milhares de CVs e aqueles que não têm destino certo, na maioria das vezes, não chegam nem a ser lidos. Se você for mandar seu CV por e-mail, envie no corpo do e-mail mesmo, pois muitos recrutadores rejeitam CVs recebidos como anexo. Também é interessante a utilização da Carta de Apresentação, que, se bem elaborada, pode ser uma ferramenta bem eficiente.

4. Network: Sabe aquela sua agenda de contatos? Então, agora é um excelente momento para utilizá-la. Faça uma lista com os contatos que você tem e reative sua rede de relacionamentos, principalmente com aqueles colegas e conhecidos que estão no mercado de trabalho. Aí está a importância de praticar o networking!

5. Atualize-se: Para finalizar, mantenha-se atualizado! Participe de palestras e seminários. Invista em curso presenciais ou a distância. Não deixe de acompanhar as notícias, leia sobre negócios, cultura, economia e política, pois isso será cobrado nas entrevistas. Reciclagem profissional é fundamental, ainda mais para quem está fora do mercado.

Coloque em prática essas dicas e potencialize suas chances de ser chamado para disputar uma vaga. Mas antes, não deixe de fazer nosso teste para identificar quais são os deslizes que podem prejudicar seu desempenho na hora das entrevistas. Boa Sorte!

*Mariana Parizotto é jornalista da equipe do Dicas Profissionais.