Newsletter subscribe



Artigos

Como dominar o estresse do trabalho

Posted: 29 de novembro de 2012 às 3:34 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Sempre tive admiração por colegas de trabalho que sabiam fazer piada e assim contornar bem algumas situações bastante estressantes. Era uma grande qualidade que eu mesmo acabei adotando em algum momento de minha vida profissional.

Com um presidente inglês, por exemplo, tive várias experiências. Numa delas, lembro-me bem, a gente estava em reunião com outros colegas discutindo um contrato de aquisição de um negócio superimportante, naquela monotonia de ler palavra por palavra, discutir cada entendimento e desentendimento que tínhamos, ele não se intimidava e sempre tinha uma piadinha na ponta da língua que nos ajudava a descontrair. Por exemplo, se o texto que estava sendo analisado mencionava “from times to times” na maioria dos parágrafos e por algum motivo deixava de ser lido em algum lugar, ele costumava interromper a leitura e dizer “e onde está o from times to times”. Ainda, se ele chegasse atrasado a uma reunião por causa do transito, ao invés de demonstrar sua irritação ou constrangimento pelo atraso, ele dizia “fazer o que, tenho que chegar atrasado porque sou inglês, não é verdade?”.

Com outro colega, no meio de uma situação de estresse, costumava dizer “pessoal, vamos parar um pouquinho, deixe me contar uma história”…e pronto, ele passava a contar “causos” e piadas de situações passadas. E pronto, depois de alguns minutos estávamos todos calmos e com mais disposição para continuar o trabalho.

Com outros aprendi a descontrair de outras formas. Em determinada fase da minha vida aproveitei alguns momentos do que atualmente é chamado happy hour, em alto estilo, sentados em uma poltrona confortável do Terraço Itália, onde a gente passava até algumas horas conversando generalidades enquanto apreciava a paisagem da cidade de São Paulo. Ainda, fomos assistir a partidas de futebol, o que podia ser num final de semana ou num dia da semana. Ou ainda, assistir a um show musical com um artista internacional. Ou ainda, fazer uma pescaria; claro que sem qualquer resultado interessante a não ser comer lanche de pão com mortadela na beira do rio. Assim a gente aproveitava os momentos para descontrair, conversando ou aumentando a amizade com colegas de trabalho.

Com tudo isso eu quero dizer que a gente precisa aprender alguma forma de se desligar das tensões do dia. Trabalhar é um prazer, mas, infelizmente, tem suas contrariedades e nós não somos de ferro. A gente pode passar bem por uma, duas, três situações de estresse, mas, como somos humanos, chega um momento em que a gente pode estourar e pode colocar tudo a perder.

Então, se você também pensa assim, porque não começar a assimilar os exemplos que algum conhecido seu tenha lhe mostrado ou até mesmo adotar um dos modelos comentados nesse artigo e por em prática na sua vida? Certamente você irá encontrar uma forma para se desestressar. Tente, você verá que vai valer a pena para você todos ao seu redor.

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br