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Como evitar frustração profissional da Geração Y

Posted: 5 de julho de 2013 às 7:30 am   /   by   /   comments (0)

 

Eline Kullock*

Acostumados a tomar decisões mais rapidamente porque cresceram em um ambiente de jogos e aplicativos eletrônicos, os jovens da Geração Y demonstram que não têm resistência à frustração e não sabem lidar bem com autoridades e, quando as coisas não funcionam de acordo com o que esperavam, adotam o modelo “delete and restart”.

Por isso mesmo as organizações têm se preocupado cada vez mais com a ansiedade dos profissionais da geração Y. Esses jovens que almejam subir os degraus da carreira e chegar rapidamente aos postos de liderança têm estado na mira das empresas, que tem criado estratégias para evitar a frustração profissional.

Segundo o estudo The “Y” Factor, realizado pela Hays Recruting, que pesquisou 4 mil pessoas de 30 países europeus, 42% dos entrevistados apontaram o desenvolvimento profissional e os treinamentos insatisfatórios como motivos que causam frustrações na carreira. Além disso, 41% dos jovens veem que seu desenvolvimento profissional está aquém do planejado.

Uma das grandes dificuldades das organizações durante os programas de trainee é como definir um equilíbrio entre o tempo de avançar os níveis hierárquicos almejados pelos jovens profissionais e o risco de colocá-los em cargos de gerência e liderança sem que estejam com bagagem suficiente para assumir estas posições.

Para mudar esse cenário, as companhias passaram a alterar os programas de trainees e esticaram de 24 para 36 meses o tempo de desenvolvimento para que os jovens colaboradores cheguem às posições de gestores.

Além disso, as empresas passaram a compreender que os profissionais da geração Y não colocam o salário como prioridade, mas sim o pacote completo de benefícios que a empresa oferece. Muitos deles buscam desafios, se preocupam com a contribuição social da carreira e com a imagem das empresas no mercado.

Pensando nisso, trago algumas dicas que podem ser decisivas para o jovem profissional afastar o medo da frustração no universo corporativo e melhorar o desempenho nas organizações:

1. Faça uma análise crítica de si

Verifique quais foram as falhas que podem ter ocorrido durante um projeto específico. Nem sempre um trabalho acontece como planejamos e os resultados podem não ficar de acordo com as suas expectativas. Procure consertar os erros e buscar novas ideias para projetos futuros.

2. Busque melhorar os resultados

Procure ver a parte positiva daquele projeto que não ficou da forma desejada. Faça um balanço pessoal sobre as atividades e pense se o trabalho poderia ter sido feito diferente.

3. Ouça e aceite os feedbacks

Receber e aceitar o feedback de um trabalho é imprescindível para identificar possíveis erros. Ouça o que outras pessoas que não estejam envolvidas para melhorar suas ações.

4. Solicite ajuda de outras pessoas

Converse com um profissional experiente ou um amigo. Ele pode ajudar a ver caminhos para desenvolver novas ideias e solucionar problemas. Não se esqueça: falhas podem acontecer em qualquer lugar e devem ser vistas como uma forma de crescimento.

*Eline Kullock, Presidente do Grupo Foco Consultoria, é também sócia da Stanton Chase Internacional, multinacional de executive search. Formada em Administração de Empresas pela FGV-RJ, com MBA Executivo pela Coppead – UFRJ é reconhecida pelas inúmeras palestras sobre temas ligados a Recursos Humanos no Brasil e exterior.