Newsletter subscribe



Artigos

Como fazer do Tempo seu grande aliado

Posted: 27 de abril de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Ernesto Berg*

O tempo pode ser um grande inimigo se jogarmos contra ele, mas também pode tornar-se um extraordinário aliado se soubermos usá-lo a nosso favor, porque tempo é vida; quem perde tempo, perde vida. Quem domina o tempo, domina a vida. Então, eis algumas dicas sobre como fazer do Tempo seu grande aliado.

Administre o seu, sobretudo com relação à eficiência pessoal, através do uso de instrumentos e processos que tornam suas ações mais produtivas, ágeis e práticas. Este é um lado da moeda. O outro lado dessa mesma moeda – tão importante quanto o anterior -, diz respeito a eficácia pessoal, que está ligada ao tipo e a qualidade do uso do tempo. Conseguiu ser mais rápido? Foi mais eficiente? Sobrou um tempo? Ótimo, então use esse período excedente para fazer algo mais nobre, como, por exemplo:

– Reviver aquele projeto, mofando há meses em sua gaveta, sobre a implantação de uma nova sistemática de trabalho em seu setor.

– Colocar em prática aquele projeto, sempre adiado, na área mercadológica.

– Dar andamento àquela grande ideia, há anos emperrada, por falta de tempo.

– Fazer o curso continuamente postergado.

– Chegar um pouco mais cedo em casa e poder conviver mais com os filhos.

– Pôr em dia sua saúde e ir ao clube olímpico praticar natação.

Pronto, agora sim estará sendo eficaz; usou o tempo excedente em algo útil, que renderá frutos mais adiante, em vez de ficar só assistindo televisão ou distrair-se com o facebook ou o celular.

O gerenciamento do tempo começa com uma autodescoberta: onde utilizo o meu  tempo, de que forma, o que me causa insatisfação e o que desejo modificar? Ao assumir o controle do seu tempo, estará assumindo o controle de sua vida, será mais independente, mais produtivo, mais competente, mais motivado e realizado.

“Quem mata o tempo não é assassino, mas sim um suicida” (Millôr Fernandes)

Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.

*Ernesto Berg é Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo. Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br , voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios. Email: berg@quebrandobarreiras.com.br