Como fazer um bom currículo

Madalena Feliciano*

Quem está buscando por novas oportunidades, uma recolocação, ou até mesmo entrar no mercado de trabalho precisa ter total atenção na hora de produzir o currículo. Sendo ele a porta de entrada do candidato na empresa e no mercado desejado, muita gente ainda tem dúvidas quanto ao que não pode faltar, o que dispensável o que é válido ou não colocar no currículo, habilidades, pontos positivos, formação acadêmica, entre outros. Sendo assim, dado a importância do currículo para conseguir um bom emprego, é importante responder essas dúvidas.

O currículo deve ser objetivo, com as experiências do profissional e estar adaptado com as informações relevantes de acordo com o cargo que ele concorre a vaga. Além disso, um currículo com uma estrutura limpa, bem organizada e corrigida minuciosamente é altamente necessário. O currículo é a primeira impressão que o recrutador tem do candidato, sendo ele bem elaborado, com capricho e cuidado pode se destacar e estimular o recrutador a prestar maior atenção no dono daquele currículo.

Aconselho primeiramente a organizar todas as informações e ideias, tudo que é considerado importante antes de começar a cria-lo. Não é necessário incluir no currículo todos os números de documentos, nem se deve na verdade, o que é relevante para o currículo são os dados pessoais como nome, endereço, email, telefone, idade.

Outra dica importante é informar no currículo o cargo que está buscando, ou a área de atuação que deseja aturar, pois para o recrutador essa informação é indispensável para saber qual é o objetivo do candidato na empresa. Um ponto que vale ressaltar é evitar colocar as qualidade e defeitos no currículo, não é pertinente. O recrutador fará a pergunta – caso queira – na entrevista pessoal, no currículo ser objetivo e profissional basta.

É válido ressaltar que no currículo deve conter o histórico profissional, ou seja, todas as empresas que já trabalhou o tempo que ficou em cada uma delas e as atividades que desempenhava. Os últimos três empregos, ou os mais relevantes, já bastam. Ao construir seu currículo lembre-se que o recrutador vai selecionar ou chamar para uma entrevista pessoal de acordo com os dados e informações contidas no currículo, portanto é fundamental ser honesto, cuidadoso e objetivo.

*Madalena Feliciano é Diretora Geral da empresa Outliers Careers www.outlierscareers.com.br. Contatos através do email madalena@outlierscareers.com.br ou telefone (11) 2737-1724.


Vídeo recomendado:

Administração do Tempo

Julio Amorim dá 4 dicas preciosas que irão te ajudar no gerenciamento de atividades e tornar seu vida profissionais mais produtiva.