Newsletter subscribe



Dicas para Carreira

Como fazer uma carta de apresentação: Passo a passo

Posted: 24 de agosto de 2015 às 2:00 pm   /   by   /   comments (0)

Roni Silva*

Apesar dos processos de seleção estarem cada vez mais informatizados, algumas ferramentas impressas ainda são importantes ou acompanham a tendência e se informatizam também.

A carta de apresentação é um bom exemplo dessa situação. Ela ainda é utilizada da forma convencional, mas também de forma digital, principalmente quando candidatos mandam currículos direto para as organizações com a carta de apresentação no corpo do e-mail.

Confira na sequência as dicas da Consultora de Carreira da Catho Elen Souza sobre como fazer uma carta de apresentação:

A primeira linha da carta é muito importante: Ela deve prender a atenção do recrutador, sendo diferencial entre as demais. Exemplo:
“Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela FGV, inglês fluente e destacada experiência de 12 anos na área Financeira, atuando na… (Cite suas principais realizações na área). Busco novos desafios e acredito que sua empresa possa ter interesse em minhas qualificações.”

Depois de ter chamado a atenção do leitor, fale sobre suas experiências profissionais. Exemplo:
“Minha última experiência foi na multinacional (Nome da Empresa), onde conquistei duas promoções, sendo o meu último cargo (Cargo e Área). Anteriormente atuei na (Nome da Empresa), como (Cargo e Área). Entre os principais resultados alcançados destacam-se:”

Prossiga a redação da carta com evidências substanciais, por meio das quais o leitor deva considerá-lo para o cargo. Não mencione um único aspecto que não seja positivo ou que não esteja relacionado com o cargo que pretende.

Extraia os pontos fortes do seu currículo e os inclua na carta. Finalize solicitando ao leitor que entre em contato para uma entrevista. Exemplo:
“Estou à disposição para uma entrevista pessoal para que possa descrever, com mais detalhes, minhas experiências.”

Dicas Gerais

Uma boa carta de apresentação deve:
– Ser objetiva
– Conter apenas uma página
– Destacar os pontos fortes e omitir os pontos fracos do perfil do profissional (Exemplo: inglês básico).

*Roni Silva publicou este artigo no portal Carreira&Sucesso da Catho Online.