Newsletter subscribe



Artigos

Como fazer uma palestra

Posted: 18 de junho de 2014 às 8:41 am   /   by   /   comments (0)

 

Reinaldo Passadori*

Por mais que você tente, não há como escapar. Proferir palestras faz parte da vida de um profissional de sucesso. Quanto mais você ascende na vida profissional ou social, mais estará sujeito a fazer exposições orais.

Só que diante destas situações é comum que você não tenha o devido preparo ou que nunca tenha estudado técnicas específicas e fique apavorado. A ideia desse pequeno artigo é oferecer algumas sugestões, para que possa refletir e perceber que não há motivo para ficar tão nervoso.

Antes de mais nada: relaxe e saiba que antes de tudo, se trabalho vai gerar mudanças de atitudes e comportamentos nas pessoas.

Reconheça que você é uma pessoa importante, tanto que foi convidada para fazer uma apresentação. Acredite em você, pois isso é o que vai dar abertura pata que todo o resto se realize.

Há três fases para a preparação de uma palestra. A primeira fase é o Planejamento. Um planejamento bem feito assegurará certamente o sucesso da sua exposição. O planejamento é composto de algumas etapas e a primeira é justamente a definição da apresentação.

Ela é a constatação de que ou para que a apresentação vai ser feita. Uma apresentação pode ser informativa, persuasiva, motivacional ou apenas tem como meta, gerar algum tipo de entretenimento.

Poderá ser ainda: mista, ou seja, uma mesma apresentação é persuasiva, motivacional e também informativa, motivacional e também informativa.

A segunda etapa consiste na definição do estudo do público alvo, para quem a apresentação está sendo preparada, e aqui cadê todo um estudo sobre a quantidade de pessoas, o nível cultural, faixa etária, crença, enfim, todos os outros dados adequados, como por exemplo, se é um grupo homogêneo ou heterogêneo.

Além disso, é importante fazer um estudo do ambiente, sobre a escolha do local, se há uma disposição adequada em função da quantidade de pessoas ou do tipo de apresentação, se o modelo da sala será em “u”, em “v”, “sala de aula” ou “banquetes”.

Há outros aspectos a serem considerados, entre eles a iluminação, o nível de ruídos, sonorização, entrada ou saída de pessoas, quantidade de tomadas para ligar os equipamentos, a voltagem certa do lugar, para que não ocorram imprevistos, se serão utilizados recursos audiovisuais, se existe disponibilidade desses recursos, tais como: quadro branco, projetor de multimídia, ou outros.

Caso use microfone poderá optar por um de lapela, fixo ou sem fio. É importante também a definição do tempo de exposição.
A segunda fase, é a Preparação da Apresentação, que subdivide-se em quatro etapas:

* Definição do objetivo – o objetivo deve ser mensurável, específico, claro e conciso.

* Brainstorming – essa é a hora de levantar todas as informações relativas à exposição.

* Agrupamento das informações ou dados semelhantes – na sequencia se poderá eliminar as informações menos importantes e assim preservará a essência da exposição.

* Eliminação das informações menos importantes – para que haja uma adequação do conteúdo em relação ao tempo da exposição.
Estruturação é a última das fases, onde você deverá usar o seu bom senso, para fazer a organização em termos de começo, meio e fim da exposição. Numa etapa inicial, faça uma abertura abrangente ou foque uma linha sequencial, depois mantenha alinhado o desenvolvimento da apresentação dentro da sequencia coerente e por fim uma conclusão que poderá ser feita de várias formas diferentes.

Como exemplo, para iniciar uma apresentação, você poderá fazer uma alusão à ocasião, contar uma pequena história ou apresentar um argumento.

Para concluir, prepare um resumo genérico das informações, fechando com uma frase animadora conclamando as pessoas para realizarem algo. Faça a montagem final, encaixando os recursos audiovisuais, filmes, slides e transparências, o que dará um brilho em toda a exposição.

Por último, faça um bom ensaio, de preferência esteja um pouco antes no local. Se possível ensaie no próprio lugar da apresentação e perceberá um resultado muito melhor do que todo esse trabalho inicial.

Boa sorte, boa palestra e depois é só receber os aplausos e congratulações das pessoas.

*Reinaldo Passadori é um líder nacionalmente reconhecido no campo da Comunicação Verbal. Presidente e Fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal – www.passadori.com.br