Newsletter subscribe



Artigos

Como negociar seu tempo: aprenda a importância do planejamento

Posted: 1 de março de 2016 às 10:43 am   /   by   /   comments (0)

Reinaldo Passadori*

Na vida profissional e mesmo na vida pessoal, saber organizar o tempo para dar conta de todas as tarefas (e ainda poder desfrutar momentos de lazer) não é nada fácil. A organização e otimização do tempo podem ser saídas para aprender a melhorar sua distribuição de tarefas e resultar inclusive em uma promoção ou em uma vida pessoal mais saudável e equilibrada.

A falta de organização do tempo faz com que nos comprometemos a realizar muitas tarefas de uma vez e muitas vezes acabamos não conseguindo concluir nenhuma delas, nos perdendo nos próprios compromissos. A falta de planejamento pessoal pode resultar em fracassos em diversas áreas, o que acaba influenciando nosso bem-estar e confiança. Exemplos:

– A desorganização no ambiente de trabalho;

– Não cumprimento das tarefas estipuladas;

– Esquecimento de itens importantes que deveriam ser feitos;

– Não cumprimento dos prazos estipulados.

Como se preparar

Não conseguir organizar o tempo pode resultar em problemas tanto com o trabalho e amigos, mas também na saúde. O excesso de tarefas pode causar cansaço frequente, influenciar o sono e mesmo a alimentação. O planejamento pessoal segue em direção a ajudar a otimizar o tempo, para que você possa potencializar seus resultados, tendo tempo e prazos executáveis.

Defina os objetivos

O primeiro item para conseguir o que deseja é definir onde você pretende chegar. Neste momento é possível imaginar um pouco mais longe, pode ser o desejo de viajar para o exterior, comprar uma casa, fazer uma especialização, conseguir um novo emprego.

Crie metas tangíveis

Agora é possível pensar em formas mais específicas de conquistar seus objetivos. Se você pretende viajar, por exemplo, pesquise o custo da viagem, quanto você pode gastar por mês (seja realista) e quanto tempo você tem para cumprir este objetivo.

Planos de ação

Aqui é o momento de você avaliar como pode chegar mais perto do seu objetivo final. Crie um plano de ação para cada meta. Se você quer ser promovido, por exemplo, considere se especializar mais, fazer um curso de liderança, curso de escrita ou um curso de oratória, por exemplo.

No dia a dia

O planejamento pessoal pode ser feito para tudo e você deve se policiar para estipular apenas metas que pode cumprir, desde para um objetivo maior como para outros do dia a dia. Seu objetivo final pode ser uma grande apresentação empresarial, sua meta o tempo que você tem que dedicar diariamente para realizar e o plano de ação o como você irá se preparar, como um curso de como falar em público, por exemplo.

*Reinaldo Passadori é um líder nacionalmente reconhecido no campo da Comunicação Verbal. Presidente e Fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal – blog.passadori.com.br.