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Como organizar sua vida profissional através do plano de carreira

Posted: 27 de setembro de 2013 às 7:40 am   /   by   /   comments (0)

 

Kalinka Carvalho*

Com um plano de carreira bem definido, é possível equilibrar vida pessoal e profissional, assegurando qualidade de vida.

Quando elaborar um plano de carreira?

Quando estamos pensando em mudar de emprego, desgastados no trabalho atual, mudando de área ou departamento, querendo abrir nosso próprio negócio ou buscando ascensão profissional. É preciso saber a hora certa e estar preparado para tomar um novo rumo.

O mercado de trabalho que está em constante mudança, exige dos profissionais objetivos bem definidos. O plano é a principal forma de trilhar as metas e chegar ao sucesso. Frustrações profissionais são originadas pela falta de planejamento da carreira.

Por onde começar?

1ª Etapa: Autoconhecimento

Faça uma reflexão sobre seus comportamentos, relações e habilidades. Nessa etapa pergunte-se: Quais são meus pontos fortes e fracos? Quais são as ameaças e oportunidades que o mercado me oferece? No que sou bom? Faça uma ANÁLISE SWOT e crie seu mapa de competências.

2ª Etapa: Objetivo

Essa é uma parte difícil, pois queremos tantas coisas. Então a dica é: foco, querer tudo ao mesmo tempo não trará o sucesso.
As perguntas aqui são: Aonde quero chegar? O que deverá ser feito para que eu consiga? Descreva as etapas e cargos que quer ocupar até chegar a seu objetivo final.

3ª Etapa: Motivação

A motivação é importante para o sucesso, pois quando não gostamos do que fazemos, ficamos frustrados. Então se pergunte: Faço o que gosto? O salário que estou recebendo é o que o mercado está pagando? Fazer o que gosta e receber o que é justo é essencial porque o trabalho fica mais leve e é realizado com prazer. O clima organizacional conta muito para a satisfação do profissional.

4ª Etapa: Necessidades

A partir da sua autoanálise, do seu objetivo determinado e sabendo o que te motiva, agora fica mais fácil saber o que precisa para chegar lá. As perguntas são: O que fazer para melhorar? Em que devo investir? As atividades devem estar ligadas aos objetivos estabelecidos. Analise a necessidade de qualificação (softwares, idiomas, treinamentos e capacitações) e o desenvolvimento de suas características.

5ª Etapa: Planejamento

Planejar a carreira corporativa consiste em evoluir e alcançar novos cargos e posições. Planeje e escreva no papel tudo que precisa. Metas financeiras? Ambiente de trabalho? Atualização do mercado? Registre para não esquecer e para fazer algo a respeito.

6ª Etapa: Marketing Pessoal

E finalmente chegamos a etapa final, faça seu marketing pessoal. Divulgue para as pessoas quem você é e o que faz de bom. Faça seu networking, conhecer e manter um relacionamento profissional com as pessoas certas pode encurtar a distância até o seu objetivo.

Conclusão

Muitas vezes o plano de carreira da empresa não é compatível com o plano de carreira do colaborador. Então, não perca seu tempo, comece hoje mesmo seu plano de carreira e caso veja que seus ideais não estão compatíveis com os da empresa, é hora de mudar. Boa Sorte!

* Kalinka Carvalho, Publicitária, Personal Organizer, Produtora de Eventos e Consultora de Marketing. Escreve para os blogs Papo Universitário  e Mercado Executivo.