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Como participar bem de reuniões de negociação

Posted: 11 de abril de 2013 às 8:30 am   /   by   /   comments (0)

É importante saber que participar de uma reunião de negociação é um pouco diferente de participar de uma daquelas reuniões de trabalho do dia a dia. Durante uma negociação o clima entre os participantes pode não ser tão amistoso, até porque podem estar em jogo os interesses de profissionais de diferentes áreas ou/e diferentes empresas, cada um querendo, naturalmente, puxar os benefícios para o seu lado.

A postura dos participantes é fundamental para atingir os objetivos. Aqui nesse artigo quero compartilhar com você alguns aspectos que eu acho fundamentais e creio que muitos podem ser aplicados até mesmo na sua vida pessoal.

1. Prepare-se para participar de uma reunião de negócios

Nunca vá para uma reunião de negócios de mãos vazias. Saiba o que vai ser discutido, junte as informações básicas. Uma planilha com dados históricos e projeções, por exemplo, lhe permitirá discutir e tratar com segurança as informações, além de impressionar os demais participantes. Se a reunião for destinada a discussão de um contrato, procure ler antes o documento e faça anotações para a discussão.

2. Informe-se sobre a reunião: quem serão os participantes, data, horário, local e tempo de duração previsto.

Saber detalhes como data, horário e local é importante, pois eles lhe permitirão planejar a sua agenda e definir a profundidade e a extensão do que discutir.

Se você sabe quem são os participantes, pode ter uma ideia se são as pessoas mais indicadas para o assunto que você quer tratar e também se elas têm autonomia para eventualmente fechar o negócio. Saber o tempo de duração e local ajudam definir a forma de apresentação de ideias e dados. Por exemplo, imagine uma reunião em um restaurante em horário de almoço – uma apresentação em Power Point não é o ideial, pois além da possível falta de recursos técnicos, você corre o risco de expor muitos dados e ideias à pessoas estranhas.

3.  Como se comportar durante a reunião

Além dos cuidados que você deve ter com a sua apresentação pessoal, troca de cartões, boa educação, é importante adotar em todo tempo uma postura agradável e serena, já que uma reunião de negócios tende a ser, na maioria das vezes, tensa.

Evite sentar-se à mesa e já ir direto ao assunto. Primeiro, é preciso “quebrar o gelo”. Minha sugestão: fale sobre o trânsito, o clima, o jogo de futebol, os políticos, sua saúde, pergunte de um conhecido comum, etc.

O assunto principal da reunião costuma vir naturalmente. Observe. Os participantes se estudam. As reações são diferentes. Por exemplo, se um participante fizer um comentário que seja de interesse de um lado certamente será dado um “corta” de imediato (ou seria um “cala boca”?) para que esse assunto seja abandonado. Vale lembrar que se um assunto for importante você deve insistir tantas vezes quanto for necessário para que ele seja discutido. Blefe é um outro ponto de atenção que você deve ter, alguém diz alguma coisa totalmente sem sentido ou busca te contradizer para tirar alguma vantagem.

Falar em valores? Melhor deixar para o final da reunião ou, se possível, nem toque em valores durante uma reunião. Falar em valores quase sempre gera discussões porque se começa a falar em abatimento no preço, discutir uma condição de pagamento, brigar por desconto. Ao contrário do que muita gente pensa brigar por um desconto no valor de uma mercadoria ou serviço pode ser visto apenas como uma forma de se mostrar ou mostrar a alguém o seu trabalho. O importante é conhecer e reconhecer os benefícios que aquela negociação fará para a sua empresa.

Também, se você estiver participando de uma reunião com um colega de departamento ou empresa, é recomendável que vocês discutam antes o que dizer para evitar entrar em choque de opinião. Ainda, durante a reunião preste atenção aos possíveis sinais que são passados pelo seu colega ali presente para talvez não tocar em certos assuntos ou, ao contrário, insistir em outros.

4. E o que fazer depois da reunião?

Deixar portas abertas é a melhor recomendação. Como se faz isso? Se a discussão chegou a um bom termo, e vocês ficaram satisfeitos com o resultado, agradeça pela boa reunião. Se não houver uma boa negociação, diga aos demais que continuará estudando o assunto e pensando em novas alternativas.

As preocupações acima me parecem as mais comuns e que merecem atenção de profissionais quando participarem de uma reunião de negócios. Desejo que ajudem a sua carreira.

[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.yamaeducacional.com.br/autores/nelson_fukuyama.jpg[/author_image] [author_info]Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.[/author_info] [/author]