Newsletter subscribe



Artigos

Como pensam e agem pessoas de sucesso?

Posted: 11 de julho de 2015 às 9:40 am   /   by   /   comments (0)

Rodolfo Abbondanza*

Como pensam e agem pessoas de sucesso? O que podemos aprender com elas?

Bom, vamos começar analisando hábitos contrários, de pessoas comuns, que muitas vezes veem seus sonhos indo por água abaixo, e analisar seus padrões de comportamento e de pensamento.

Vejamos o exemplo de um casal comum, de classe média, que vai se casar e que busca um apartamento. O primeiro passo é buscar um apartamento que agrade e começar a sonhar com ele.

Aí que começa a diferença. Para uma pessoa de sucesso, a ordem lógica seria: 1)Procurar, 2)Escolher, 3)Reservar e 4)Comprar.

Porém, o nosso lado racional começa a atuar, e muitas vezes tomamos um banho com aquele “balde de água fria” quando surgem, em nossa própria cabeça, perguntas como “Mas e se eu perder o emprego?”, “E se aquele aumento não sair?”, “E se não aguentarmos pagar as prestações?”, “E se a economia piorar?” e por aí vai.

São inúmeros “se” que matam nossos sonhos e nos paralisam. Nesse exemplo, o que normalmente acontece é que o casal acaba não comprando e, consequentemente, se frustrando.

Vejamos agora como agem pessoas de extremo sucesso e como o quadro seria diferente!

Donald Trump ensina que a primeira coisa que deve ser feita para conseguir realizar algo grande, é sonhar grande. Depois, descrever claramente este sonho e, só então, começar a racionalizar sobre ele.

Enquanto uma pessoa comum paralisa por não ter dinheiro, por não ter o conhecimento necessário, pela atual conjuntura da economia, por não conhecer quem possa fazer o trabalho ou por vários outros motivos, Trump pega todos estes supostos “problemas” e os transforma em tarefas.

Quando você foca apenas no objetivo, você fisiologicamente põe seu cérebro para trabalhar a seu favor. Pense: “O que eu preciso fazer para realizar este objetivo?” e comece a ouvir a si mesmo. Se for dinheiro que falta, pense em como conseguir esse dinheiro. Se for falta de conhecimento, pense em um curso, por exemplo, que você possa fazer para ter esse conhecimento. Se for por não conhecer as pessoas adequadas, pense onde buscar essas pessoas para realizar o trabalho. Esses são apenas exemplos corriqueiros e muito fáceis de serem encontrados – e resolvidos.

Mas a grande diferença entre as pessoas de sucesso e aquelas que ainda não o alcançaram está mesmo no padrão de pensamento de cada uma delas!

Para as pessoas de pouco sucesso, todos os problemas são barreiras difíceis de transpor e que geram frustração, medo e estagnação. Enquanto, para pessoas de sucesso, todos esses problemas são estudados, compartimentados e viram tarefas. É claro que eles não resolvem todas as tarefas mas, muitas vezes, o pouco que resolvem já é o suficiente para ver seu sonho realizado.

Vejamos o exemplo de Walt Disney, que transformou seu sonho de criança em um lugar mágico, onde toda a família pudesse ter diversão e aproveitar da companhia mútua para gerar lembranças inesquecíveis. Se você analisar sua história, verá que não foi nenhum conto de fadas construir seu império de sonhos. Ele lutou, batalhou, sonhou, recrutou e se juntou às pessoas certas – e só então teve sucesso.

No Brasil, um grande exemplo é o jogador de basquete Oscar Schimidt, que em determinado momento, pensou: “O que eu preciso fazer para ser o melhor arremessador da linha dos três pontos do Brasil?” e colocou em sua cabeça que, para tanto, deveria treinar. Depois do treino normal, fazia quantos arremessos aguentasse da linha dos três pontos. Teve ajuda de sua esposa, que muitas vezes ficava devolvendo as bolas para ele. O resultado? Nosso “Mão Santa”, nome que ele mesmo não gosta, mas que deu muitas alegrias ao Brasil.

Mais recentemente, poderia citar o caso do extravagante empreendedor Richard Branson, proprietário da Virgin Records. Conhecido por suas conquistas em diversos âmbitos, quem o conhece fala de sua simplicidade e da forma como gerencia seus negócios. Todos seus objetivos são descritos de forma sucinta e clara. Da mesma maneira, todos os obstáculos geram tarefas, que devem ser concluídas para que a tarefa maior seja executada. É claro que existem revezes, como em uma de suas tentativas de levar turistas ao espaço, onde uma de suas naves acabou se acidentando. Mas, sinceramente, alguém acha que isso vai pará-lo? Se me permite uma opinião, eu diria, com certeza, que não!

Portanto, para realizar seus sonhos, não se apegue ao amigo “zé-ninguém”, aquele todo ressentido com a vida e que vai te dar conselhos baseados nas experiências dele.

Sonhe alto, veja exemplos de pessoas que já realizaram coisas grandes, transforme seus obstáculos em tarefas.

Arregace as mangas e mãos à obra! O mundo precisa de mais pessoas sonhadoras e, principalmente, realizadoras!

*Rodolfo Abbondanza é Especialista em SEO e E-commerce. Consultor de E-business, Rodolfo ministra cursos, treinamentos, workshops e palestras sobre o tema, mostrando que qualquer pessoa pode utilizar a internet para realizar seus sonhos e ganhar (muito) dinheiro. www.internetsimplificada.com.br