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Como pensar em carreira se meu trabalho consome todo meu tempo?

Posted: 5 de fevereiro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Allan Lopes*

Você se vê diariamente acordando as 4h30 ou 5h00 da manhã, realizando um trajeto de 1h a 2h para chegar ao seu trabalho? Executando sua rotina profissional com o máximo de esforço e mesmo assim percebe que precisa se dedicar mais 2h ou 4h extras por dia? Chegando em casa tarde da noite restando apenas dormir para estar inteiro no dia seguinte?

Se isto tem acontecido, porém você não está trabalhando em um projeto pontual e urgente, algo pode estar muito errado. Digo isto por experiência própria e pela experiência de ter atendido diversos clientes em processos de coaching que sofriam do mesmo problema, tinham uma rotina de trabalho frenética que impede de analisar o rumo que está tomando.

Antes de criar minha empresa em Santos, trabalhei por muitos anos em São Paulo, e durante os primeiros anos de minha carreira, esta foi minha rotina. Por trabalhar em uma área muito agressiva (consultoria de TI) para clientes de uma indústria extremamente exigente (serviços financeiros), me deixei levar pela característica acelerada do negócio.

Em situações como esta, é natural, quando queremos nos destacar no ambiente de trabalho em busca de uma promoção, pensarmos da seguinte forma: “Se eu já faço algo bem feito, basta eu me dedicar mais tempo para superar as expectativas da empresa”. Porém esta é uma grande armadilha que muitos profissionais caem.

Quando você mergulha em uma rotina de grande dedicação profissional, é comum você não dedicar ou priorizar tempo suficiente para refletir sua carreira. Você não tem tempo para avaliar o que está fazendo corretamente e o que precisa ser ajustado. Você não consegue avaliar melhores formas de fazer seu trabalho e assim não se torna mais produtivo (não consegue fazer mais com menos: tempo, energia, recursos e etc.).

Lembre-se que uma promoção não vem apenas por um trabalho operacional bem feito, mas sim pelo quanto você agrega de valor para a empresa. E para que você possa ajudar a empresa ou seu departamento a superar os desafios enfrentados é preciso que você tenha tempo para perceber e analisar os problemas que estão acontecendo e sugerir novas soluções.

Portanto, esqueça o simples fato de se dedicar mais. Isto te levará a estafa e não a uma carreira de sucesso. Crescer profissionalmente não exige trabalhar mais, mas trabalhar com maior inteligência, seja construindo novos processos, automatizando tarefas ou preparando sua equipe para atuar com maior independência.

Se você ainda se dedica de forma extrema no trabalho é porquê ainda não aprendeu como fazer diferente. Sendo assim existe uma solução: basta mudar sua forma de pensar sobre o trabalho, desenvolver comportamentos mais produtivos e ganhar tempo para refletir sobre sua carreira e sobre melhores formas de desenvolver seu trabalho!

Se você se identificou com este post, compartilhe para que outras pessoas possam refletir sobre o que estão fazendo com sua rotina profissional e buscar uma melhora. Você pode ser responsável por isso! Grande abraço!

*Allan Lopes é Coaching Sistêmico, Sócio da Soar Desenvolvimento Humano, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo.