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Como perder um emprego em 10 dias (Parte 1)

Posted: 19 de setembro de 2014 às 9:00 am   /   by   /   comments (0)

 

Alexandre Prates*

Na comédia romântica “Como perder um homem em 10 dias”, a protagonista apresenta um comportamento irritante e, por vezes, autoritário e dramático durante 10 dias consecutivos, visando propositalmente que o namorado a deixe nesse período. Inspirado neste filme, decidi fazer uma analogia com o cotidiano das empresas.

Pode parecer exagerado, mas 10 dias pode ser mais do que suficiente para que um profissional leve seu chefe ao limite e seja demitido nesse curto espaço de tempo. A única diferença é que os comportamentos adotados por muitos não são propositais, apesar de, obviamente (para que tem um pingo de bom senso), demonstrar muitas atitudes intoleráveis nos tempos atuais.

Se você conseguiu o emprego dos seus sonhos e não quer perdê-lo, fique atento à rotina que você NÃO deve adotar para manter-se firme, criar uma grande reputação e construir uma carreira de sucesso. Caso contrário, pratique (mesmo que minimamente) os comportamentos que apresento a seguir e deleite-se com a frustração e com o sofá de casa:

1º dia: Aquele conceito básico “a primeira impressão é a que fica” pode ser aplicado aqui de maneira exemplar. Ninguém te conhece, então, nada melhor do que criar uma imagem melhor de você mesmo para agradar a todos. Exagerar no perfume, optar por uma camisa nada discreta e cumprimentar a todos de uma maneira bem efusiva, com aquele aperto de mão vigoroso, abraços bem apertados e beijos molhados fará rapidamente com que as pessoas olhem você bem desconfiadas.

Aproveite para se enturmar, fazendo piadas a todo o momento e a cada situação, mesmo que você não as tenha vivenciado ou sequer conheça o protagonista da história. Fatalmente você falará demais e cometerá alguma gafe, como falar de forma pejorativa sobre homossexualismo e descobrir que o seu chefe é homossexual. E, no almoço, no primeiro almoço com os novos colegas, coma absurdamente e de maneira bem grosseira. Aproveite para contar histórias traumáticas da sua vida pessoal que ninguém quer saber. Para fechar com chave de ouro, seja bem preconceituoso em seus comentários sobre religião.

Saldo do dia: mostrou toda a sua destreza em ser desagradável.

2º dia: Chegue atrasado, esbaforido, com cara de sono e culpe o trânsito por isso. Diga que brigou com um motoqueiro e cite os palavrões que gritou a ele. Ah, não se esqueça de colocar aquela camisa branca toda puída e amassada (acordou atrasado, não teve como passar). Depois de se desculpar com o chefe, sussurre para os colegas que foi difícil acordar, pois a ressaca está demais.

Levante-se, vá buscar um café e enrole alguns minutos. Após a chegada triunfal, pergunte em alto e bom tom: “O que eu faço hoje?”. Pegue algum trabalho para fazer, mas fique bem atento as suas redes sociais, alternando entre o Facebook (escondido estrategicamente na tela) e o Whatsapp. Não se esqueça de rir alto e mostrar aquele vídeo que você achou bem engraçado para todos os colegas.

Às 11:15, comece a perguntar onde todos vão almoçar e vá dando sinais de que, após as 11:30, você já está em preparação para o almoço e reclame de fome algumas vezes. Às 11h55, levante-se e comece a convidar insistentemente todos para o almoço, inclusive perturbando aquele colega que está ao telefone, mesmo que a ligação seja importante. Ao retornar do almoço, boceje bem alto e diga que o período da tarde será bem difícil. Enrole o que for possível e, às 17:00, reclame que o dia não passa. Às 17:55, despeça-se de todos e vá embora.

Saldo do dia: além de desagradável, agora se mostrou completamente descomprometido.

3º dia: Na primeira reunião que participar, opine mais do que deveria. Aliás, dê pitaco em tudo e sobre o trabalho de todo mundo. Quando alguém disser que fez algo, diga que poderia ter feito de outra forma. Quando o seu chefe apresentar os resultados, diga que está muito fraco e que tem muitas ideias para melhorar isso. E não se esqueça de repetir inúmeras vezes a frase “deixa comigo” e jamais deixe de concordar com tudo o que o seu chefe diz, inclusive peça a palavra e faça um elogio a ele no final da reunião. Se puxar aplausos, então, parabéns, você está se superando.

Saldo do dia: Agora provou a sua capacidade de bajulação.

4º dia: Com todo mundo ironizando você agora, o caminho para a demissão começa a ser traçado. E fique tranquilo, as pessoas se encarregarão disso. Elas acabarão com você utilizando as suas próprias armas. Já que você mostrou ser muito bom no que faz e vislumbrou todos com ideias brilhantes, vão lhe testar de uma maneira bem simples: cobrando todas as vezes que você disse “deixa comigo”. A partir desse momento, elas ficarão atentas a todos os seus erros e se afastarão. Você perceberá isso pela falta de companhia no almoço. Ninguém apoia quem critica tudo o que está sendo feito e muito menos quem deseja ganhar méritos por conta disso.

Saldo do dia: você perdeu o seu maior patrimônio – a credibilidade.

5º dia: Falte. Isso mesmo, não vá trabalhar e arrume uma doença para justificar a sua ausência. Mas deixe para avisar às 11:00 e, ao invés de ligar, mande um whatsapp. Assim você não precisará fingir, caso não esteja mesmo doente.

Saldo do dia: você começou a ganhar a desconfiança das pessoas.

Continue a ler o final deste artigo no Dicas Profissionais de amanhã, dia 20/09/2014.

*Alexandre Prates – www.institutoica.com.br – é especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. É também Master Coach, palestrante, sócio-fundador do ICA (Instituto de Coaching Aplicado) e sócio do Grupo Alquimia, consultoria especializada em franquias. Escreveu o livro “A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” e é autor da metodologia de coaching “Inteligência Potencial”. É Colunista do portal Carreira&Sucesso onde este artigo foi publicado anteriormente.