Pages Navigation Menu

 

Como se relacionar bem com seus colegas de trabalho


Muitos que estão lendo esta matéria podem estar iniciando sua vida profissional numa empresa ou num negócio, como estagiário, como trainee ou como empregado efetivo.

Nessa fase, cheia de dúvidas e expectativas, há a necessidade de conciliar a vida pessoal, financeira, estudantil e sentimental com essa nova situação. O que fazer para ter sucesso? Como lidar com tudo isso, principalmente com as pessoas?

Por incrível que pareça, essa é a parte mais complicada do trabalho. Relacionamento humano não tem fórmula ideal. Cada pessoa tem uma reação totalmente diferente com relação aos mais diversos assuntos. Mas, é preciso chegar a um ponto comum: manter uma boa convivência. Afinal, na maioria dos casos, passamos em média um terço de nossa vida diária no trabalho.

Ideal seria que todos se considerassem como parte de um time. Nada de chefes, nada de subordinados, nada de arrogância…Até interessante o que ouvimos dia desses no saguão de um aeroporto, onde a pessoa ao lado falava ao telefone e dizia: “olha, fulano não é meu funcionário; ele é um colaborador da nossa empresa, ele é um integrante do meu time…”. Mas, na verdade, é preciso hierarquia e é necessário e importantíssimo o relacionamento humano na empresa.

Aí vão algumas dicas que podem ajudar muito na Sua Carreira.

1. Normas de Boas Maneiras (a famosa educação)…

. Procure cumprimentar todas as pessoas que encontrar, na chegada e na saída.

. Parece que não, mas fica sempre muito bem dizer: “Por favor”, “Com licença”, “Obrigado(a)” e “Desculpe-me”.

. Seja atencioso, cordial e gentil. Evite, no trato habitual, expressões ou modismos como: “gordo”, “careca”, “mano”, “idiota”, “meu bem”, “querida”, “meu amor”, “minha flor”, ”nego”, “gata” ou “gato”. Melhor perguntar às pessoas como elas querem ser tratadas: “senhor”, “senhora”, “senhorita” ou, simplesmente: você.

. No local de refeição, mantenha as boas regras. Ex. coma com a boca fechada. Coma devagar.

. Fale sempre bem de seus colegas de trabalho, da empresa e de seus superiores.

. Não fale de problemas pessoais ou profissionais especialmente na presença de pessoas estranhas.

. Mantenha a limpeza em seu local de trabalho, na sua mesa, sua sala, seus equipamentos, nas instalações da empresas.

. Seja organizado com seus pertences e com seu material de trabalho.

. Apresente-se decentemente vestido para o trabalho. Ex. Penteie o cabelo; escove os dentes.

2. Regras para uma boa convivência com os colegas

. Esteja sempre disponível. Existem tarefas para cada colaborador de uma empresa. Não se negue a fazer qualquer coisa para a qual for designado, mesmo que ela pareça que não esteja á sua altura e competência.

. Seja positivo. Todas as coisas parecem impossíveis de serem realizadas e de ter um resultado real. Mas, ajude desde o início com novas idéias. Nunca diga não!

. Se for um iniciante, estagiário ou trainee, esteja aberto a novas idéias, tecnologias. Não se feche em seu mundo. Pelo contrário, esteja aberto o máximo possível para aprender novas coisas.

. Seja pontual em seus compromissos. Pontualidade é sinônimo de responsabilidade e respeito aos demais. Pontual nos encontros, nas reuniões, na chegada à empresa, na execução de uma tarefa.

. Saber ouvir é um dom que nem todos possuem. Ouça mais e fale menos.

. Faça parte do time. Envolva-se no trabalho, nas atividades diárias. Se for possível, invista um pouco do seu tempo em pesquisa ou novas idéias para o grupo.

. Seja colaborador. Não desperdice seu tempo com atividades que não têm muito a ver com seu trabalho: lendo jornais, ou livros, fazendo trabalho da faculdade durante o expediente,jogos e chat na internet, namoro no telefone.

. Evite ser “puxa-saco”, assim evitará a ira dos colegas.

3. Regras de Caráter

. Procure mostrar-se sempre leal ao seu grupo, departamento e empresa.

. Muitas vezes você será sondado para obter certas “vantagens”. Não entre nessa de querer levar vantagem de qualquer forma, onde estiver. Procure saber o que aconteceu com quem já se aproveitou temporariamente dessas “vantagens” e considere o que eles estão sentindo nos seus últimos dias (…no distrito policial mais próximo de você!).

. Lembre-se do ditado: “ é de pequenino que se torce o pepino”. Sua carreira está começando agora e é preciso formatar sua personalidade para o mundo dos negócios.

Enfim, talvez você já tenha ouvido ou lido algo sobre “Marketing Pessoal”… e não sabia exatamente do que se tratava. Entendeu agora que não se trata só da a aparência pessoal?